GESTÃO Eduardo Daldegan

VENDA DE DOCES: O QUE FAZER QUANDO NÃO ESTÁ DANDO CERTO

Todos nós quando abrimos um negócio de venda de doces temos sempre a intenção de sermos bem sucedidos e ganharmos um bom dinheiro. Mas, nem sempre o sucesso é imediato, o que fazer quando não está dando certo?

É verdade que algumas pessoas já começam com o pé direito, já conquistam uma boa clientela de imediato, já possuem antigos contatos e conseguem manter seu trabalho no início sem grandes dificuldades.

A questão é quando começamos do zero, sem contatos, sem experiência, sem nenhuma referência. O início poderá ser difícil e até mesmo desanimador em algumas situações. Talvez você imagine que esteja acontecendo só com você, mas não, esta é a realidade para a maioria das pessoas que começam um negócio de venda de doces.

Afinal, esta dificuldade inicial é natural ou estamos fazendo algo errado? Vale ressaltar que muitas vezes esta dificuldade é natural, entretanto é agravada por erros que todos cometem no início dos negócios, talvez por inexperiência ou falta de conhecimento.

VENDA DE DOCES: CORRIGINDO O CAMINHO

Venda de doces e o sucessoVamos aproveitar este artigo para avaliar o que pode estar dificultando o sucesso do seu negócio de venda de doces. Mesmo que você tenha feito um bom planejamento antes de começar, tenha investido pesado em suas instalações, feito um bom curso para aprender boas receitas, é necessário ir adequando o seu serviço à realidade que você enfrenta.

Todo planejamento feito não deve ser permanente, deve existir a possibilidade de mudança e adequação conforme as dificuldades que você enfrenta. Vamos então discutir alguns pontos.

1 – Identifique seus pontos fracos

Você deve ter plena consciência dos seus pontos fracos, o que tem sido mais difícil neste início para você? Você pode estar tendo dificuldades na elaboração das receitas, no processo de vendas, na divulgação, na escolha das embalagens, na gestão financeira do seu negócio.

Cada um possui pontos que precisam ser ajustados, identifique os pontos que você sabe que não estão bons.

Depois de identificados corrija estes pontos, estude, aprenda a fazer melhor, se for possível faça um bom curso aprenda novas técnicas, corra atrás para superar estas dificuldades.

2 – Avalie os produtos que você está oferecendo

Veja se o produto que você oferece é condizente com a expectativa de seus consumidores. Não adianta querer vender algo que não seja do interesse do público que você consegue alcançar.

Vamos imaginar que você esteja em uma região onde ninguém conheça produtos gourmet e nem tenham interesse em adquirir este tipo de produto, você levará um bom tempo para que seu produto seja bem aceito. Faça produtos para seus clientes, não para satisfazer os seus gostos, eles é que vão comprar de você.

Muita gente começa um negócio com o objetivo de vender laranjas, mas no meio do percurso descobre que seus clientes não querem laranjas e sim maçãs e ficam ricos vendendo maçãs. Não tenha medo de mudar seus produtos.

3 – Tenha cuidado com o preço

O preço que você cobra pelo seu produto é um assunto delicado, ele não pode ser nem para mais nem para menos. Você deve ter cuidado para que o preço praticado não assuste seus clientes, não seja um valor muito elevado, isto dificulta imensamente as suas vendas.

Outro cuidado, é com o preço muito baixo que não lhe trará lucros. O que deve ser feito é procurar cobrar um preço justo, buscando sempre reduzir os custos para conseguir uma margem um pouco maior de lucro.

Aprenda aqui dicas para alcançar um preço justo.

4 – Melhore o seu atendimento

Este é um ponto essencial. Avalie a forma como você está atendendo seus clientes. É importante que você seja muito sincero neste ponto, pois a forma como você aborda as pessoas ou como você atende seus clientes em sua loja são fundamentais para seu sucesso.

Caso este seja seu problema é hora de você rever suas atitudes, mesmo que o relacionamento interpessoal seja uma de suas dificuldades ou você ache que não tenha muita paciência é hora de mudar. Você precisa conquistar sua clientela.

5 – Quanto você tem se dedicado?

Tenha consciência de que um negócio de venda de doces vai realmente exigir muita dedicação. O seu sucesso vai depender da sua dedicação e do seu trabalho.

Enquanto você estiver assistindo novelas ou jogos, pode ter certeza que outras pessoas estarão estudando novas técnicas, aprendendo a reduzir seus custos e sendo mais competitivos que você.

Não estamos dizendo que é necessário viver com exclusividade para o trabalho, você precisa ter tempo para sua família e seu descanso, mas se você decide por ter um negócio próprio isto exigirá de você uma dedicação maior.

CONCLUSÃO

Ter o próprio negócio de venda de doces é o sonho de muita gente, entretanto é um sonho exigente. Exigirá muita dedicação e trabalho para se alcançar reconhecimento e satisfação financeira. É importante não desistir no início, pois o processo é árduo, mas é recompensador.

Quer deixar um pouco de sua experiência aqui no Blog? Conte para nós quais são as suas principais dificuldades.

Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos, aproveite é rapidinho, só clicar na rede social de sua preferência abaixo.

Recomendados Para Você:

Sobre o autor | Website

Eu sou Eduardo Daldegan, apaixonado por chocolates, doces e principalmente por vendas, quero ajudar você a ter sucesso em seu próprio negócio.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!