FINANÇAS Eduardo Daldegan

REDUÇÃO DE CUSTOS: 5 DICAS PARA APLICAR EM SEU NEGÓCIO

O lucro de um negócio pode ser calculado, de maneira simplificada, sendo o valor das receitas menos os custos. Ou seja, o valor que entra devido às vendas menos o valor que você pagou pelos ingredientes, embalagens, seu tempo gasto para produzir e tantas outras coisas. Você tem duas formas de aumentar seu lucro, ou você aumenta suas vendas ou você trabalha com a redução de custos.

Com a redução de custos você consegue diversos benefícios, como o aumento do lucro, você se torna mais competitivo, você fica mais eficiente e você consegue uma vantagem a mais para se manter firme no mercado.

Para alcançar estes objetivos é necessário que você melhore a sua gestão de recursos, ou seja, saiba aproveitar da melhor forma possível o que você tem a disposição: os ingredientes, as embalagens, a mão de obra, os equipamentos, telefone, água, internet, entre outros.

REDUÇÃO DE CUSTOS: GANHAR MAIS SEM GASTAR MAIS

Redução de custos para lojas de docesExiste uma vantagem de quando você planeja aumentar sua lucratividade reduzindo os custos e não aumentando as vendas. A vantagem é de que você não precisa trabalhar mais para ganhar mais, não precisa comprar mais ingredientes para vender mais. Você apenas foca em aproveitar da forma mais eficiente os investimentos que você já faz.

Em especial, quando as vendas não estão indo bem a redução de custos é a única maneira de aumentar os lucros. Vale a pena conferir as dicas a seguir.

1 – Conheça seus custos

O primeiro passo é ter consciência de todos os seus custos, faça um bom levantamento de tudo que você gasta no seu trabalho, a organização financeira é essencial neste momento.

Anote todos as despesas com ingredientes, embalagens, serviços terceirizados, aluguel, contas diversas, taxas de entrega, parcela de financiamento.

Não se esqueça de nada, seja criteriosa e anote até mesmo as pequenas despesas, aquelas que muitas vezes são desprezadas pelo pequeno valor, mas que todo mês precisam ser pagas.

2 – Comece cortando as pequenas coisas

Com os todos os seus custos em mãos, comece avaliando as pequenas coisas. Faça uma avaliação sincera do que realmente é necessário e o que está sendo gasto acima do normal, avalie contas de telefone e internet, seus gastos com energia, ingredientes exóticos que você quase nunca usa.

Corte os gastos que parecem ser irrelevantes, mas quando somados são um grande valor, ainda mais se você multiplica para o ano todo.

3 – Reduza as perdas na produção

Agora é hora de avaliar a maneira como você trabalha. Verifique se você não tem o hábito de desperdiçar pequenas quantias de ingredientes. Faça um planejamento de produção de suas receitas de modo que você aproveite ao máximo todos os ingredientes que podem ser compartilhados entre elas.

Organize também seu tempo, que é um custo alto na produção, organize suas tarefas de modo que você ganhe tempo e agilidade no processo. Você reduzindo o tempo e o desperdício já é um grande ganho. Aprenda a fazer uma administração da produção.

4 – Faça parcerias para comprar

Quando você tiver a oportunidade de negociar com um fornecedor faça parcerias com outros confeiteiros para conseguir poder de negociação.

Quanto maior for a compra mais interesse o vendedor terá em atender suas exigências e reduzir o valor. Uma boa opção organizar pequenos grupos para compra.

Hoje pelo Facebook você poderá encontrar diversas pessoas que trabalham com produtos iguais ou parecidos com os seus e que você poderá convidar para uma parceria.

5 – Invista em qualificação profissional

Outra maneira eficiente de reduzir seus custos é investindo em qualificação profissional. Às vezes o tempo que você gasta ou os desperdícios que tem acontecido é por você não estar utilizando a técnica adequada.

Desta forma, não veja cursos de qualificação profissional como uma despesa e sim como um investimento para seu negócio. Quanto melhor suas técnicas e quanto maior o seu conhecimento no ramo, maiores serão suas chances de produzir com mais eficiência e gerar mais lucros com seu negócio.

CONCLUSÃO

Em um mercado tão competitivo é importante estar preparado par enxugar as despesas. Ainda mais em tempos de crise, onde aumentar as vendas é um desafio ainda maior. Aproveite este momento e tente conseguir um preço melhor com seus fornecedores, é um momento onde todos estão abertos a negociação e não querem perder nenhum dos seus clientes.

Compartilhe conosco suas experiências com a redução de custos, o que você tem feito que está dando certo?

Que tal compartilhar este artigo com seus amigos, aproveite é rapidinho, só clicar na rede social de sua preferência abaixo.

Recomendados Para Você:

Sobre o autor | Website

Eu sou Eduardo Daldegan, apaixonado por chocolates, doces e principalmente por vendas, quero ajudar você a ter sucesso em seu próprio negócio.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!