GESTÃO Eduardo Daldegan

PLANEJAMENTO DE VENDAS: 5 ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR SEU CLIENTE

Existem diversas formas de se vender um produto, mas independente da forma você pode alcançar um maior número de vendas quando traça uma estratégia. Com o planejamento de vendas você consegue estabelecer uma estratégia clara, de como alcançar seus clientes.

O primeiro ponto de todo planejamento é saber onde você quer chegar, é estabelecer metas a serem conquistadas. É bom estabelecer metas bem claras, como número de bombons a serem vendidos por semana ou número de novos clientes conquistados.

Para começar o seu negócio estabeleça metas simples e objetivas, seja ousado conforme a sua disponibilidade e sua determinação em conseguir excelentes resultados.

Você quer saber mais dicas de vendas? Confira este artigo com os 7 passos para uma venda eficiente!

A ESTRATÉGIA E O PLANEJAMENTO DE VENDAS

Planejamento de vendas para alcançar mais clientes.Após a definição das metas e objetivos é necessário traçar uma estratégia para alcançar os resultados esperados. A estratégia é o como fazer, como você ou sua equipe de vendas conseguirá alcançar um objetivo. A estratégia é a essência do planejamento de vendas.

São os passos bem definidos que deverão ser percorridos para chegar ao resultado. Um ponto interessante é que a estratégia não deve ser algo estático, feito uma única vez, mas deve sempre ser adaptada às realidades de seus consumidores.

A sua estratégia irá depender da sua disponibilidade de investimento inicial, sua disponibilidade de tempo e os clientes que você deseja alcançar.

Agora vamos falar sobre cada estratégia para chegar a seus clientes, lembrando que você não precisa escolher necessariamente uma das estratégias a seguir, na maioria dos casos é interessante você combinar ações para formar uma estratégia que atinja o maior número de pessoas.

1 – Vendas de Balcão

Você pode abrir uma loja e atender seus clientes que chegam até você, é uma forma simples, mas demanda maior investimento com custos fixos, como aluguel do estabelecimento, contas de energia, contas de telefone, entre outros.

Entretanto é uma maneira mais fácil de se estabelecer em uma região, seus clientes tem agora um ponto referencial onde vão sempre encontrar seus produtos. Neste tipo de loja os vendedores precisam ser bem treinados pois o cliente está propenso a adquirir seu produto, pois deu o primeiro passo e entrou na sua loja.

Para você que tem o negócio de venda de doces como uma renda extra e já possui um emprego fixo, talvez esta estratégia seja mais complicada, visto sua disponibilidade de tempo.

2 – Vendas de Telemarketing

A venda por telefone deve ser explorada, em especial quando você vende para padarias, confeitarias, supermercados e lanchonetes, muitas vezes é o próprio cliente que liga para você. Mantenha sempre atualizada sua lista de contatos e se coloque sempre à disposição do seu cliente via telefone.

Hoje em dia surge um facilitador maior que é a venda pelo WhatsApp, não tenha dúvida em utilizar os aplicativos que facilitem sua venda, mas tenha cuidado pois este tipo de venda muitas vezes não deixa registros e pode trazer alguns inconvenientes no futuro.

3 – Vendas pela Internet

É inegável a importância hoje da Internet para os empreendedores. Você pode criar um site de venda online ou utilizar as redes sociais para realizar as vendas.

Diversas lojas utilizam hoje o Facebook e o Instagram para a realização das vendas, vale ressaltar que pela Internet você consegue atingir clientes que você nunca poderia atingir anteriormente.

Tome cuidado com as redes sociais em um detalhe, as redes sociais estão, cada vez mais, dando prioridades para anúncios pagos, mesmo que você tenha uma página de negócios com muitos visitantes o alcance de suas publicações é limitado a um número de pessoas, justamente para te motivar a pagar para divulgação de suas publicações.

Algumas pessoas ainda conseguem utilizar bem o tráfego não pago das redes sociais, mas está sendo cada vez mais difícil, a dica é não focar somente nas redes sociais, procure outras estratégias da Internet.

4 – Venda porta a porta

São as vendas onde os vendedores percorrem um roteiro sem o atendimento de clientes específicos. É muito utilizado por quem está iniciando seu negócio de venda de chocolates e é extremamente frutuoso quando o objetivo não é só vender, mas também divulgar o produto que está sendo desenvolvido por você.

A venda porta a porta também pode ser planejada, é importante que se faça um bom roteiro e à medida que você alcança uma determinada clientela é interessante personalizar seus produtos para atender melhor estas pessoas. Você pode saber mais sobre venda porta a porta clicando aqui!

5 – Venda por cobertura

Os vendedores já percorrem um roteiro pré-estabelecido com clientes já definidos. É um atendimento mais personalizado com cada cliente e gera um relacionamento de longo prazo, com a possibilidade de entender ao longo das visitas as reais necessidades do cliente.

É um tipo de venda muito interessante quando você já tem clientes fidelizados e consegue vender com certa frequência para estes clientes, você pode utilizar este tipo de venda quanto atender diversas padarias, cafés e restaurantes.

Você tem dúvidas de como fidelizar seus clientes, confira dicas neste outro artigo, é só clicar aqui!

SEMPRE ATUALIZE SEU PLANEJAMENTO DE VENDAS

Seu planejamento de vendas de vendas deve ser sempre atualizado conforme a mudança de seus objetivos, é importante também você sempre avaliar se a sua estratégia está sendo realmente eficiente ou se é hora de mudar a forma de vender seus produtos.

É interessante você avaliar se o tempo que você gasta atualizando sua página no Facebook dá o retorno que você espera em vendas no dia a dia. Avalie também o custo de abrir um estabelecimento próprio no início, sendo que você pode fazer vendas porta a porta ou por cobertura.

Tente sempre combinar mais de uma estratégia, talvez você abra uma loja física, mas que fica longe do bairro onde você tem diversos clientes fiéis, é hora de continuar com a venda porta a porta neste bairro, contrate um vendedor para este fim.

Construa seu planejamento de vendas dentro de suas possibilidades, não dê um passo maior que as pernas. Dedicação e planejamento, com certeza, alavancarão suas vendas!

Que tal compartilhar este artigo com seus amigos, aproveite é rapidinho, só clicar na rede social de sua preferência abaixo.

Recomendados Para Você:

Sobre o autor | Website

Eu sou Eduardo Daldegan, apaixonado por chocolates, doces e principalmente por vendas, quero ajudar você a ter sucesso em seu próprio negócio.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!