ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA: 5 DICAS ESSENCIAIS PARA VOCÊ

A organização financeira é uma dificuldade para quem abre o seu negócio, principalmente se você não é organizado financeiramente na sua vida pessoal.

O grande problema surge quando você não consegue identificar quais são as despesas, qual o seu lucro, o que são despesas pessoais e o que são despesas da produção de bombons.

Este artigo contém 5 dicas que irão te auxiliar a colocar as contas em dia, pois tenha certeza que, quanto mais você cuida do seu dinheiro mais ele cresce. Um dos motivos para você vender doces e chocolates é a sua saúde financeira então você deve ser organizado e tentar se profissionalizar no trato de suas despesas e receitas.

ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA: QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Confira dicas para a organização financeira do seu negócio.Primeiramente, vamos identificar quais são os benefícios de quem coloca em prática ações que organizem as finanças de seu negócio.

O primeiro benefício é o autoconhecimento, a pessoa passa a conhecer verdadeiramente as principais despesas de seu negócio e com isso pode cobrar um preço mais justo pelo seu produto.

O segundo benefício é a redução dos custos financeiros, quando você organiza suas contas você passa a não pagar juros e multas por atraso, isso faz com que você não perca dinheiro. Apesar de parecer pouco, multas e juros quando acumulados podem gerar um grande montante de dinheiro perdido.

O terceiro benefício é a segurança, quando você conhece a sua realidade financeira você passa a ter segurança em compras a longo prazo, em preços mais competitivos, você consegue fazer financiamentos seguros para o crescimento do seu negócio. Você tem segurança do lucro que você terá ao fim do mês.

Outro benefício é o corte de gastos, quando você põe em prática princípios da organização financeira você começa a perceber o seu padrão de consumo e a avaliar quais são os gastos desnecessários ou supérfluos que você pratica. Neste momento você pode cortar gastos e aumentar a margem de lucro do seu negócio.

Espero que todos estes benefícios possam te motivar na construção de um negócio organizado financeiramente. Muitos empreendedores se complicam durante a condução do seu negócio pois não se organizam financeiramente.

Além da organização financeira, você pode conferir o quanto a organização da sua produção é importante, confira aqui!

Vamos então às dicas para acabar de vez com qualquer tipo de desorganização financeira.

1 – Separe as finanças pessoais das finanças da empresa

Antes de tudo, é importantíssimo você ter consciência do que é finança pessoal e o que é finança da empresa. Mesmo que você seja o dono ou sócio do negócio as suas obrigações pessoais não são obrigações da empresa, tenha muito claro o que será o seu salário e o quanto será a retirada dos lucros, o que você fará com este dinheiro não compete à empresa, mas nenhuma empresa pode sustentar as despesas pessoais do seu proprietário.

2 – Faça um controle diário

O controle das despesas e receitas deve ser diário, avalie sempre as contas a pagar e planeje como será o pagamento conforme a sua disponibilidade financeira no dia a dia. Registre tudo que você recebe e paga, monitore diariamente a sua situação financeira. Para você que está começando o seu negócio de vendas de doces e chocolates esta é uma tarefa simples, pois você terá o controle de tudo que comprar e vender se você trabalha sozinho. É importante você manter disciplina na anotação do seu controle.

3 – Não esqueça nem despreze os pequenos gastos

Muitas pessoas acreditam que são os grandes gastos que determinam os custos do seu negócio. Desprezar os pequenos gastos é um erro que pode prejudicar suas finanças, quando você despreza este tipo de gasto suas contas não fecham, fica sempre a impressão de que seu dinheiro está escorrendo entre os dedos, e na verdade é sito que acontece quando se despreza qualquer tipo de gasto. Seja atento e controle todo tipo de gasto.

4 – Utilize um software para te auxiliar

Coloque a tecnologia a seu favor, aproveite todos os softwares que existem no mercado, muitos possuem plataformas gratuitas que são ideais para o iniciar a organização financeira do seu negócio. Você terá ferramentas online que podem muito bem ser utilizadas até pelo celular, com uma diversidade de relatórios e gráficos para uma melhor análise da sua situação financeira.

5 – Faça um planejamento financeiro

A partir do momento que você controla suas finanças é possível planejar o que virá pela frente, utilize todos os dados que você coletou em um mês, eles poderão te auxiliar a fazer uma projeção de despesas e vendas para o mês seguinte. Aproveite também para verificar todas as despesas e avaliar quais podem ser reduzidas e principalmente quais despesas são supérfluas e você poderá eliminar no mês seguinte. A organização financeira não é uma ferramenta só para o presente, mas também para seu futuro.

ORGANIZE À PARTIR DE HOJE

As dicas acima podem transforma sua realidade financeira, pois o grande perigo para o seu negócio é o desconhecimento, quando as suas contas ficam no escuro você corre um grande risco de ter sérios problemas financeiros.

Para você que vende doces e chocolates deve ter atenção às pequenas despesas, caso seu negócio ainda esteja no início, provavelmente você tem o hábito de fazer pequenas compras, quando falta um ingrediente você corre no supermercado mais perto da sua casa. Anote tudo, todas as despesas são importantes. Anote também cada venda que você tem, mesmo que você venda poucos bombons no dia você deve anotar.

Colocando em prática estas ações você perceberá, com o tempo, que a organização financeira é o resultado de muita disciplina e foco em grandes resultados.

Boa sorte em seus negócios!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!