MARKETING DE RELACIONAMENTO: CONQUISTE SEU CLIENTE HOJE MESMO

Para quem inicia no ramo de venda de doces e chocolates, uma das primeiras metas é se estabelecer no mercado. Neste momento surge uma ferramenta essencial nos dias de hoje, o Marketing de Relacionamento.

Você pode até pensar, mas quantos tipos de Marketing existem? Existem vários tipos de Marketing, e cada um possui uma estratégia e objetivos diferentes, o problema é quando adotamos a estratégia errada para um determinado objetivo.

Neste artigo vamos discutir algumas ferramentas que o Marketing de Relacionamento dispõe para você conquistar os seus clientes e se estabelecer de vez entre seus concorrentes. Desde já, é importante você entender que todo negócio deve estar focado na satisfação das necessidades de seu cliente, não adianta criarmos um produto que não se encaixe no que realmente seu cliente precisa.

MARKETING DE RELACIONAMENTO E SUAS FERRAMENTAS

Conquistando clientes com o Marketing de Relacionamento.O Marketing de Relacionamento é composto das ações que você realiza para conquistar seus clientes, são ações que fortalecem e estreitam o relacionamento com sua clientela. É você cuidar do cliente de forma que ele vire um consumidor fiel e um divulgador natural da qualidade do seu produto.

Vamos então discutir ações simples e eficazes para você deslanchar no relacionamento com seus clientes. É hora de você ser aquela pessoa que seu cliente realmente esperava encontrar, é hora de seu produto se tornar indispensável na prateleira do seu cliente ou na sobremesa após o almoço.

Caso você queira conhecer técnicas que te auxiliem na divulgação do seu produto, você pode conferir dicas importantes clicando aqui.

Hora de avaliar algumas ações que podemos utilizar no ramo de venda de doces e chocolates:

1 – A cultura do foco no cliente

Para que você tenha sucesso no relacionamento e fidelização dos seus clientes é importante que este seja um objetivo claro para seu negócio. Para isto você deve estar disposto a agir de forma a conquistar seu cliente em todas as fases do seu negócio, desde a abordagem, durante a venda e também no pós-venda. Tenha em mente que deve se tornar um hábito criar um bom relacionamento com seus clientes.

Caso você trabalhe com uma equipe, não só você, nas também todos devem ter este objetivo, deve ser uma cultura da equipe: criar relacionamentos sólidos com sua clientela. Invista em treinamento de atendimento, em especial se você trabalha com uma equipe ou se você possui uma loja e tem atendimento no balcão. É importante aliar conhecimento e boa vontade.

2 – Atendimento diferenciado

O seu cliente deve se sentir especial, por isso, tome cuidado durante o atendimento, em especial no primeiro contato, faça uma boa abordagem, tenha em mente que ser gentil e agradável é essencial. Aproveite o momento do atendimento para conhecer melhor seu cliente, é importante você criar o hábito de gravar o nome de seus principais clientes e os principais produtos que ele consome, talvez você tenha certa dificuldade nisto, mas se esforce.

É importante para o cliente que ele perceba que ele não é só mais um a comprar um doce ou uma trufa, mas que ele é único, possui um nome e gosto diferenciado dos outros. É importante que a valorização do cliente não seja forçada ou exagerada ao ponto de se tornar antipático, muito elogio e conversa mole não irá convencer seu cliente, neste momento sinceridade nas suas atitudes é importantíssimo.

3 – Crie um cadastro para seus clientes

Durante o atendimento é hora de coletar informações preciosas de seus clientes, aproveite todas estas informações e crie um banco de dados com as informações básicas de seus principais clientes, nome, endereço, data de aniversário, telefone e e-mail são essenciais. Aproveite para coletar informações que são únicas, como gosto, principais produtos consumidos, frequência que vai em sua loja e sua satisfação com o serviço prestado.

Com este cadastro você pode estreitar mais os laços com seus clientes, algumas ações são interessantes como enviar uma lembrança no dia do aniversário, entrar em contato para comunicar promoções e novidades e fazer uma pesquisa de satisfação. Neste ponto é importante você identificar quais são seus principais clientes e desenvolver formas de manter um bom relacionamento com eles.

4 – Monte um Programa de Fidelidade

Monte um programa de fidelidade onde seu cliente esteja sempre envolvido com seus produtos, crie opções para que ele possa fazer do consumo de seu produto um hábito. Tenha sempre em mãos cartelas de promoção, programas onde ele precisará consumir seus produtos por determinado período para receber uma bonificação.

Não exagere na bonificação, ela não pode prejudicar a parte financeira do seu negócio, nem se tornar algo fácil demais de se conquistar para seu cliente. É importante que a bonificação seja percebida pelo seu cliente como uma vantagem de continuar a comprar o seu produto.

5 – Utilize as redes sociais

Aproveite as facilidades que a Internet oferece e interaja com seus clientes pelas redes sociais, você pode optar pelas redes que você tem mais intimidade em administrar. O Facebook e o Instagram são ferramentas muito utilizadas no ramo de doces e chocolates, pois possuem muitos usuários e valorizam muito a imagem.

Tome cuidado para não se tornar chato, faça do uso das redes sociais uma ferramenta para se aproximar dos clientes no dia a dia.

SEJA AUTÊNTICO

O Marketing de Relacionamento é essencial para você criar uma rede de clientes sólida e fiel. Cuide dos seus clientes que eles cuidarão da boa divulgação do seu negócio.

É hora de estudar quais são as ações que você pode colocar em prática para estreitar o seu relacionamento com os clientes já estabelecidos.

Seja ousado e autêntico no relacionamento com seus clientes, você pode ser o diferencial do seu negócio!

Quer profissionalizar ainda mais o seu negócio? Então não deixe de conferir o curso Como Ganhar Dinheiro com Chocolates. Tenho certeza que irá te ajudar muito a construir um negócio de sucesso.

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!