LOJA DE CUPCAKE: 7 DICAS PARA MONTAR SEU NEGÓCIO

Montar uma loja de cupcake pode ser uma excelente oportunidade de negócio. Além de ser um produto que caiu no gosto do povo brasileiro, é possível diversificar a produção e se destacar no mercado.

É certo que antes de dar início no seu negócio é importante planejar muito bem o que você irá fazer.

Não aposte todas as suas fichas sem antes ter certeza de que você está fazendo. Abrir uma loja de cupcake irá exigir de você não só conhecimentos culinários, mas também conhecimentos gerenciais, financeiros, vendas, marketing e contábeis.

Neste artigo você contará com 7 dicas especiais para você começar a montar seu negócio. É claro que existem muitos outros detalhes que não estão mencionados neste artigo, mas aqui você encontrará pelo menos o essencial.

7 DICAS DE COMO MONTAR UMA LOJA DE CUPCAKE

1 – Venda produtos de qualidade:

como abrir uma loja de cupcakeA primeira dica é quanto aos produtos que você vai vender. Para ter sucesso com uma loja de doces é importantíssimo vender produtos de muita qualidade.

Ainda mais quando a loja é específica, como uma de cupcake. Neste caso é necessário vender produtos acima da média, que deixem claro que esta é sua especialidade e que seus clientes não encontrarão nada igual em outros lugares.

Invista também em diversificação. Não abra uma loja para vender somente dois tipos de cupcake. Seja criativo e monte um bom cardápio. Ofereça os sabores convencionais que todo mundo ama, mas também seja inovador e crie novos sabores para seus clientes.

2 – Escolha um local adequado para sua loja de cupcake:

Um bom local é outro ponto muito importante para ter sucesso como uma loja.

Pense em um local estratégico, onde tenha grande movimento de pessoas. Centros comerciais, shopping centers, galerias, universidades e escolas são pontos muito interessantes para uma loja.

Escolha o ponto também conforme o seu público-alvo. Você pretende oferecer um produto mais sofisticado e com um preço mais alto? Então você precisa abrir sua loja em uma região onde vão existir clientes dispostos a pagar por este preço.

Pense na possibilidade de abrir um pequeno quiosque em um shopping center, é uma excelente oportunidade de aproveitar o grande fluxo de pessoas. Entretanto tome cuidado com o valor do aluguel do espaço.

3 – Formalize o seu negócio:

Não pense em abrir uma loja de cupcake sem formalizar seu negócio. É possível lidar com a informalidade somente quando você está começando seu negócio e vende por conta própria.

Entretanto, isso não funciona para uma loja física, onde você estará de portas abertas para qualquer cliente.

Por isso, se prepare para enfrentar algumas burocracias e pagar alguns impostos e taxas. Mas, isso faz parte de todo negócio.

A melhor dica que eu posso te dar quanto à formalização é contar com a ajuda de um excelente profissional de contabilidade. Um contador poderá te dar toda a assessoria necessária para abrir seu negócio, além de te indicar o melhor caminho para ter seu negócio aberto corretamente.

4 – Aprenda a calcular o custo de seus produtos:

Ter uma loja física representa um bom aumento nos custos de um produto. Em especial para quem já era acostumado a vender doces e chocolates em casa ou de porta em porta.

Uma loja física representa um aumento dos custos fixos, ou seja, os custos que você terá todo mês, independentemente de vender muito ou não.

Por exemplo, você terá custos com:

  • Aluguel;
  • Água;
  • Energia elétrica;
  • Internet e telefonia;
  • Funcionários.

Entre tantos outros custos que surgem com um negócio fixo. O importante é saber considerar corretamente os custos fixos no preço do seu produto. Por isso, aprenda a calcular corretamente o preço do seu produto para não ter prejuízos.

5 – Cuidado com o investimento inicial:

Para montar uma loja de cupcake é necessário um investimento inicial.

Este investimento inicial é o dinheiro que você gastará com possíveis reformas do local que você vai alugar, equipamentos, utensílios, mobília e qualquer outro tipo gasto que você terá para ver sua loja pronta.

Muitas pessoas sonham em ter uma loja linda, bem planejada e decorada. Entretanto, isto tem um preço a ser pago. Por isso, para decidir o que você vai fazer é necessário manter os pés no chão e ter consciência da sua disponibilidade financeira.

Tome cuidado para não se endividar antes de abrir sua loja.

6 – Divulgue bem sua loja:

A divulgação é uma necessidade básica de seu negócio. As pessoas precisam saber que você está vendendo cupcakes maravilhosos em sua loja.

Você deve fazer uma boa divulgação antes mesmo de abrir sua loja. Crie uma boa expectativa nos possíveis clientes que você terá. Faça panfletagens divulgando a abertura de sua loja, você também pode utilizar uma faixa no local indicando o dia que você vai abrir.

Após a abertura você ainda deverá divulgar o seu negócio. Você tem inúmeras formas de fazer uma boa divulgação. Quanto mais seu negócio se tornar conhecido, maior a possibilidade de conquistar mais clientes.

7 – Invista em um atendimento de qualidade:

Mesmo com produtos maravilhosos o atendimento é fundamental na conquista de clientes.

Abra uma loja onde você possa dar atenção a seus clientes. Crie um ambiente agradável e confortável para todos que queiram experimentar de seu cupcake. Esteja sempre disposto a atender com um grande sorriso no rosto e muita alegria.

Além disso, evite filas e um prazo longo de espera, isso pode prejudicar consideravelmente seu negócio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como dito anteriormente, existem muitos outros detalhes que precisam ser vistos para abrir uma loja de cupcake. Entretanto, as dicas aqui apresentadas são essenciais para ter um negócio de sucesso.

Quer saber algo em específico ou você tem alguma dúvida sobre outros assuntos? Deixe aqui no comentário.

Se valeu a pena ter lido este artigo, dê uma mãozinha, compartilhe com seus amigos é só clicar na sua rede social preferida aí embaixo.

Forte abraço e boas vendas!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!