EMBALAGENS CRIATIVAS: CONQUISTANDO SEU CLIENTE PELOS OLHOS

O uso de embalagens criativas já virou uma necessidade conforme o mercado que você trabalha. Em especial, quando você diz para seu cliente que seu produto é artesanal ou gourmet ele acaba esperando algo a mais, não só na qualidade e sabor do seu produto, mas também na apresentação.

Podemos considerar que algumas coisas são necessárias para a venda de seu produto, além de todo o processo de abordagem, oferta do produto, e convencimento do seu cliente, a apresentação é um ponto que irá colaborar consideravelmente no fechamento de diversas vendas.

Quer saber mais sobre vendas porta a porta, dê uma olhada em outro artigo do blog, clique aqui!

Existem pessoas que compram determinados produtos, não só pelo produto em si, mas pelo que vem agregado a ele. Muitas marcas já trabalham desta forma, oferecem além do produto principal, embalagens ou brindes.

EMBALAGENS CRIATIVAS, COMO UTILIZAR?

Quando utilizar embalagens criativas.Como vocês sabem o nosso Blog não é especialista em receitas, muito menos em artesanato, aqui falamos de vendas e gestão do seu negócio. Neste artigo vamos ir um pouco além, poderíamos simplesmente apresentar modelos de embalagens criativas, mas queremos falar um pouco melhor sobre a estratégia e o potencial de algumas embalagens.

Em 5 pontos vamos discutir alguns critérios que te ajudarão a optar por embalagens mais elaboradas ou permanecer com embalagens simples e baratas.

Lembro desde já que criatividade não é sinônimo de preço alto, você consegue utilizar embalagens de baixo custo, mas que bem apresentadas e bem preparadas irão colaborar com suas vendas também.

1 – Estude seus clientes para oferecer a embalagem ideal

Não são todos os produtos que combinam com embalagens muito elaboradas. É fato que a criatividade e a qualidade da embalagem são requisitos mínimos, mas em alguns casos não é necessário uma embalagem elaborada.

Pense em uma embalagem que irá combinar com o local onde seu produto é vendido e com o público que você atende. Um mesmo produto pode ser vendido com embalagens diferentes, dependendo do local onde ele será vendido.

2 – Cuidado com o custo da embalagem

O custo da embalagem não pode inviabilizar a venda de seus produtos, cuidado, sua embalagem pode ser mais cara que o conteúdo que está dentro. Em alguns casos isto pode até acontecer, mas em situações bem específicas e planejadas. Lembre-se que em um mercado concorrido o preço é essencial. Uma boa receita para economizar no valor das embalagens é fazê-las você mesmo.

Faça bons cursos e pesquise modelos na Internet, sua criatividade poderá não ter limites e por um preço bem mais em conta. Caso o seu tempo seja bem apertado, faça uma boa pesquisa de preços, é possível encontrar embalagens semelhantes por preços bem diferentes.

3 – Aproveite as datas festivas

Doces e chocolates artesanais podem ser um maravilhoso presente e nestes dias é hora de colocar a imaginação para fora e planejar embalagens que surpreendam seus clientes. Faça embalagens que deem um ar de sofisticação e profissionalismo ao seu produto, invista em cores e formas que se relacionam com as datas festivas, por exemplo, verde limão não combina com dia dos namorados.

Aproveite que nestas datas seus clientes estarão mais dispostos em gastar um pouco mais e não irão se importar com um custo maior por uma embalagem elegante e pronta para impressionar a pessoa a ser presenteada. Existem no mercado uma infinidade de embalagens prontas para datas festivas, será sua opção comprar as embalagens prontas ou confiar em seu taco para personalizar seus produtos com a sua cara.

4 – Utilize embalagens que tenham utilidade futura

Quando você utilizar embalagens que são mais caras e sofisticadas pense em um uso futuro para estas embalagens. Por exemplo, um rapaz compra em sua loja um produto para o dia dos namorados e escolhe uma embalagem bem elaborada, que futuramente poderá ser utilizada como um pequeno porta joias. Este tipo de situação agrega valor ao seu produto, você além de vender seu chocolate consegue vender um pequeno porta joias.

Combinar a utilidade da embalagem com a data festiva pode ser uma receita mais que vencedora na hora de convencer o cliente a levar seu produto. Um dos benefícios da embalagem com utilidade futura é poder ter sua marca sempre perto de seu cliente, ele acabará associando seu produto ao momento de alegria que ele experimentou quando recebeu o presente.

5 – Deixe sua marca na embalagem

É importante que você deixe bem claro a sua marca na embalagem, se possível em embalagens maiores deixe informações para contato. A sua embalagem pode se tornar uma grande arma para divulgação do seu produto, em especial embalagens criativas. Tente sempre criar uma forma para que sua marca seja identificada pelo seu cliente, seja criativo neste momento.

HORA DE PARTIR PARA A PRÁTICA

Depois destas dicas o que importa agora é praticar, como explicado no início do artigo o nosso grande interesse não é deixar modelos de caixinhas ou embalagens bonitas e sim te auxiliar a formular critérios para decidir por qual tipo de embalagem você irá utilizar no seu produto.

Não se esqueça de que a criatividade é essencial, repito para você, que criatividade não é sinônimo de produto caro, você pode sim fazer embalagens criativas com baixo custo e arrebentar em suas vendas.

Caso você tenha interesse em modelos de embalagens, dê uma olhada nesta postagem do Blog Amando Cozinhar!

Que tal compartilhar este artigo com seus amigos, aproveite é rapidinho, só clicar na rede social de sua preferência abaixo.

Desejo sorte e muita inspiração para a criação de suas novas embalagens!

 

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Luciana disse:

    Eu adorei as dicas e as novidades eu estou começando agora o meu negócio e adorei essa dica do bar brigadeiro

    • Eduardo Daldegan disse:

      Fico feliz por ter gostado Luciana, acompanhe o Vender Chocolate, pois sempre teremos novidades para te ajudar. Desejo muito sucesso em sua jornada!

  2. CONFEITARIA CHIC INGREDIENTES disse:

    https://www.facebook.com/confeitariachiclojadeingredientes/

    Oferecemos mais uma oportunidade de fornecedor de produtos para confeitaria.
    Nossa loja é exclusiva para confeitaria.
    Ingrediente e Acessórios.
    Rio de Janeiro
    Rua Manuela Barbosa 44 Méier