DOCES PARA FESTAS: 5 DICAS PARA OTIMIZAR SUAS ENCOMENDAS

Trabalhar com a venda de doces para festas é uma excelente opção. Neste caso, você privilegia a quantidade com uma margem de lucro um pouco inferior. Esta, é com certeza, uma das maneiras mais comuns de vender doces artesanais hoje em dia.

Todo confeiteiro que trabalha com encomendas sempre está cheio de trabalho. A questão é, o quanto este trabalho é lucrativo para você. Às vezes, muito trabalho não quer dizer muito lucro. Para se sair bem com a venda de doces para festas é importante que você esteja atento a diversos detalhes.

Quero te ajudar a otimizar o seu processo de encomendas. Acredito que você já tenha uma boa experiência com encomendas, mas é sempre possível adaptar situações e melhorar algumas coisas. Otimizar é conseguir mais lucro com o mesmo esforço anterior, é você melhorar a eficiência de seus processos.

Compartilhe este artigo com seus amigos e aproveite para ajudar outras pessoas. Caso você fique com alguma dúvida faça um comentário aqui no Blog, lá no fim do artigo você pode nos escrever o que você precisar.

DOCES PARA FESTAS – PONTOS IMPORTANTES

doces para festas como fazer encomendas1 – Deixe tudo muito claro ao seu cliente

Não se esqueça que o sucesso do seu negócio depende, em especial, dos seus clientes. Por isso, é importante que no momento da encomenda dos doces você deixe tudo muito claro para ele. Antes de fechar o pedido repasse com ele cada detalhe, conferindo quantidades e tipos de doces escolhidos. Verifique também a data de entrega, horário e local, nunca deixe de confirmar estas informações.

É sempre bom no momento do pedido, ambas as partes, terem um documento que comprove o pedido feito. Então, sempre entregue para seu cliente uma cópia do pedido realizado, isto será uma segurança tanto para ele quanto para você. Este ponto é muito importante, a clareza nas informações será fundamental para evitar futuras reclamações.

2 – Não deixe de criar formas de fidelizar cada cliente

Crie formas para que este pedido não seja o único feito pelo seu cliente. Faça um esforço para que ele compre novamente de você. Para isto, invista em uma estratégia de fidelização. É interessante que você estreite o seu relacionamento com cada cliente depois de cada compra. Algumas dicas são:

  • Entregue sempre seu cartão de visita;
  • Adicione ele no Facebook;
  • Indique sua Fanpage para que possa acompanhar seus trabalhos;
  • Comece a segui-lo no Instagram;
  • Antes de finalizar a encomenda, apresente o seu trabalho em outras áreas, como outros tipos de doces e festas;
  • Faça sempre algo a mais, envie um cartão ou um doce especial como agradecimento pelo serviço e se colocando à disposição para novas oportunidades.

Seja criativo para conquistar seus clientes. Vale ressaltar que você também não deve ser inconveniente, não é porque alguém fez uma encomenda com você que esta pessoa se tornou sua melhor amiga.

O primeiro passo para a fidelização é o atendimento. Faça um atendimento acima da média. Prepare-se para receber seus clientes com um bom sorriso no rosto, com muita disposição e interesse em resolver os problemas dele.

3 – Organize sua produção

Esta tarefa é importantíssima. Quem trabalha com muitas encomendas, muitas vezes, pode se perder com tanto trabalho. O primeiro passo é planejar suas encomendas. Tenha sempre tudo anotado e bem claro. Faça um plano de como fazer, por onde começar e como terminar.

Estude os serviços que são críticos, aqueles doces mais complicados de fazer e os ingredientes que você nem sempre tem no estoque. Antes de começar suas receitas, respire fundo, pense em cada passo que você vai executar, revise se você tem todos os ingredientes e comece suas receitas seguindo a estratégia que você elaborou.

Caso você trabalhe com uma equipe, é importante dividir bem as tarefas e colocar metas simples, como horário para terminar ou quantidade de doces para fazer em um dia.

4 – Tome cuidado com seu preço

Faça uma boa avaliação de seus custos. Calcule com consciência o preço do cento de seus doces para festas. Tome cuidado para a margem de lucro não se tornar muito baixa, se isso acontecer seu lucro será irrisório. Às vezes é melhor vender 30 doces por um bom preço do que 100 por um preço muito baixo. Então tenha atenção com o seu preço.

Outro detalhe importante são os descontos. Saiba trabalhar com os descontos, aprenda o quanto o desconto pode afetar o seu lucro. Evite ganhar vendas pela quantidade de desconto, tente sempre convencer seu cliente de qual valor é justo pela encomenda.

5 – Profissionalize o seu negócio

Faça de seu negócio de venda de doces para festas uma empresa de verdade. Coloque um nome, faça embalagens personalizadas, crie páginas na Internet e mantenha um cadastro de clientes. É importante que seu cliente reconheça que você é um profissional de confiança desde o primeiro instante.

A forma como você conduz a negociação, a forma como você o ajuda a montar um bom cardápio, a sua aparência, a limpeza de seu uniforme, as embalagens no momento da entrega, tudo isto diz um pouco do quanto você é profissional. Por isso, cuide de cada detalhe do seu negócio.

As encomendas mais vantajosas, as realmente grandes, são feitas com empresas realmente profissionais. Então se o seu desejo é crescer com o seu negócio de encomendas de doces para festas, seja muito profissional em todos os aspectos do seu trabalho.

CONCLUSÃO

Trabalhar com encomendas é uma boa oportunidade. Para crescer é importante estar atento a estes aspectos para otimização. É possível ganhar mais com o mesmo esforço, desde que você seja eficiente.

Não tenha dúvidas em profissionalizar o seu negócio. Faça um uniforme, crie embalagens personalizadas, divulgue bem seus produtos e faça um atendimento de primeira qualidade. Não existe mistério para seu sucesso, e sim dedicação e perseverança.

Desejo a você muitas encomendas e sucesso em seu negócio!

Você ainda está com alguma dúvida? Quer colaborar e deixar a sua dica, é só comentar mais embaixo, vou ficar muito feliz com sua ajuda.

Se valeu a pena ter lido este artigo, dê uma mãozinha, compartilhe com seus amigos é só clicar na sua rede social preferida aí embaixo.

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!