DOCES ARTESANAIS: CONQUISTANDO CLIENTES PELA EXCLUSIVIDADE

Trabalhar com doces artesanais pode se tornar uma profissão prazerosa e bem lucrativa. O confeiteiro muitas vezes é como um artista que elabora doces ou bolos incríveis.

Quando se trata de algo artesanal é normal que seja mais valorizado que um produto industrializado, devido a exclusividade do produto, o tempo de fabricação, o cuidado e carinho despendido, a utilização de ingredientes bem selecionados e a venda direta pelo fabricante.

Caso você já tenha facilidade em trabalhar na cozinha, este trabalho se torna uma grande oportunidade de renda extra ou até mesmo de se tornar a renda principal para sua família.

VALORIZANDO OS DOCES ARTESANAIS

Destaque dos doces artesanaisAtualmente é muito comum falar do doce gourmet, tais doces também entram dentro do leque de opções dos doces artesanais. Entretanto os doces artesanais não se limitam ao ramo gourmet, você pode muito bem trabalhar com receitas tradicionais de família.

Vamos então destacar pontos importantes dos doces artesanais:

1 – Exclusividade do produto

Como o doce é fabricado de forma artesanal ele ganha um aspecto de exclusividade, você só encontrará determinado doce com aquele sabor especial e aquela decoração em uma confeitaria específica. Este ponto agrega muito valor ao seu produto, confeiteiros que destacam as diferenças de seus produtos saem na frente, pois se tornam únicos para seus clientes. Os clientes são capazes de identificar diferenças em características como sabor, cheiro e aparência quando são conquistados por você. Vale destacar a importância das embalagens para garantir que seu cliente reconheça esta exclusividade e a personalização que você quer garantir ao seu produto.

2 – O tempo de fabricação

Quando você se dedica a certo produto, com boa técnica e com o trabalho essencialmente manual você gasta mais tempo. É natural que produtos artesanais tenham um custo mais elevado com mão de obra do que produtos industrializados. Desta forma, não tente comparar o seu preço com produtos industrializados, eles possuem vantagens industriais que você não conseguirá vencer utilizando somente suas mãos.

3– Cuidado e carinho com o produto

Doces artesanais são feitos com muito carinho e cuidado. Você precisa deixar claro isso para o cliente, mostre para ele que você está vendendo porque quer o dinheiro, senão ficaria com todos. Claro que você não precisa dizer isto para ele, demonstre isso com o cuidado com os pequenos detalhes, a perfeição da aparência dos doces, a seleção de ingredientes de boa qualidade, a utilização de embalagens criativas que valorizam seus produtos e a forma como você vende seu produto demonstram para ele o carinho que você tem pelo seu trabalho.

4– Utilização de ingredientes de boa qualidade

A utilização de ingredientes de boa qualidade é fundamental para um produto que quer se destacar em meio à concorrência. Deixe claro para seus clientes que você seleciona e avalia todos os ingredientes que você usa na sua receita, tenha rigor ao utilizar novos ingredientes pelo fato de serem mais baratos, avalie se será realmente compensador, caso você perceba que a qualidade vai diminuir não faça isso. Perca um pouco de dinheiro, mas não perca em qualidade.

5– Contato direto com o fabricante

O contato direto do fabricante com o cliente é uma oportunidade única de estreitar os laços e construir uma relação de confiança. É importante para o cliente saber quem coloca a mão naqueles produtos que ele está comprando, inconscientemente dá maior segurança. Por isso, aproveite os momentos de venda direta para dar credibilidade ao seu produto, com seu conhecimento sobre os ingredientes e a técnica utilizada.

CONCLUSÃO

É certo que um doce artesanal é mais caro que o doce industrializado, saiba calcular o preço justo do seu produto. Não tenha receio em dar o devido valor ao seu produto, saiba onde vende-lo e como vende-lo. Aproveite o potencial de pontos turísticos, feiras de alimentação, restaurantes personalizados, padarias gourmet, entre tantas opções.

Para começar o seu negócio com a venda de doces artesanais quero te indicar um excelente curso. É o curso de Como Fabricar em Casa Trufas, Bombons, Pirulitos e Ovos de Páscoa. Você vai aprender com este curso excelentes receitas para iniciar com o pé direito seu negócio. Afinal, são quatro produtos indispensáveis para quem quer trabalhar com doces artesanais. Clique aqui para conhecer mais detalhes do curso.

Compartilhe conosco suas experiências com a venda de doces artesanais.

Que tal compartilhar este artigo com seus amigos, aproveite é rapidinho, só clicar na rede social de sua preferência abaixo.

Boas vendas e boa sorte!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. ana disse:

    quanto tempo tem a durabilidade de bolo quero vender na feira e como expor brigadeiro na barraca devo usar alguma embalagem?

    • Eduardo Daldegan disse:

      Olá Ana, o tempo de durabilidade pode variar muito conforme o tipo de bolo. Bolos caseiros tem um prazo de validade que varia de 3 a 4 dias, mas depende muito da temperatura ambiente, da forma de armazenar e dos ingredientes do bolo. Quanto aos brigadeiros, acho interessante você usar embalagens sim, mesmo que seja embalagens simples.