COMO VENDER DOCES: 7 PASSOS PARA UMA VENDA EFICIENTE

Todos nós sabemos que não adianta somente produzir doces maravilhosos, tão importante quanto isso é saber vender estes doces por um preço justo e com eficiência. Por isso, este artigo traz para você um guia de como vender doces. São passos simples, mas eficientes para conduzir todo o processo de vendas.

Os passos que serão descritos podem ser feitos para qualquer tipo de venda, desde venda porta a porta, venda de balcão em uma loja ou venda por telemarketing.

É importante entendermos que uma venda é um processo onde duas pessoas se relacionam em torno de um objetivo, saciar o desejo de uma das pessoas em troca de uma recompensa. Em nosso caso, seria a troca dos doces e bombons por dinheiro.

Como vender doces: 7 Passos simples e eficientes

Como vender doces com eficiência.Dividimos a venda em 7 passos simples e fáceis de serem conduzidos, você poderá adaptar estes passos à sua realidade, mas não acho que seja necessário, pois são passos simples e eficientes.

Você deseja receber ler mais sobre venda de doces? Confira este artigo sobre a divulgação do seu negócio, são dicas infalíveis, clique aqui!

Vamos então aos 7 passos de como vender doces com eficiência:

1º Passo: Pré-venda

A pré-venda é uma etapa que acontece antes de você sair de casa ou abrir sua loja. É a etapa onde você organiza bem seus produtos, verifica se estão todos bem embalados e se está tudo em ordem.

Para você que trabalha com a venda porta a porta é uma etapa onde você pode planejar a sua rota, os lugares onde você vai passar e os clientes que você precisa visitar naquele dia.

Caso você trabalhe por encomenda é um bom momento para estudar sobre o cliente que você vai receber para fazer um pedido, tentar entender seu perfil e gostos para assim oferecer um produto ideal. A pré-venda então é o momento de preparação, onde você tem a oportunidade de avaliar o que será vendido e como será vendido.

Esta etapa é de extrema importância, pois aqui você previne diversos erros que às vezes acontecem por simples correria, a receita de como vender doces com eficiência começa com uma boa preparação e planejamento.

2º Passo: Abordagem

A abordagem é o primeiro contato com o cliente, você não deve oferecer seu produto na primeira oportunidade, cumprimente seu cliente com entusiasmo, mostre que você está disponível.

Evite perguntas que eliminam a possibilidade de uma boa conversa, privilegie uma conversa que demonstre interesse no cliente e não na venda, tenha paciência e calma pois seu cliente não irá fugir. Seja gentil na abordagem e cuidado com as palavras que você vai utilizar, evite gírias e vocabulário inapropriado.

3º Passo: Sondagem

É o momento de você tornar a conversa mais específica, descobrindo e esclarecendo o desejo do seu cliente. É hora de fazer perguntas mais diretas, relacionadas aos produtos que você tem a oferecer, nesta fase é hora de desenvolver a confiança do cliente em você.

Mostre seu interesse em querer ajudar e seja honesto neste momento, se você perceber que você não tem o produto que o cliente deseja seja sincero, aproveite para oferecer o que você tem em mãos, mas seja sincero e esclareça a diferença entre o produto que ele deseja e o produto que você tem a oferecer.

4º Passo: Demonstração do produto

É hora de você mostrar ao seu cliente as vantagens e características do seu produto, neste momento você estabelece o valor do seu produto para o cliente, não confunda valor com preço, é diferente.

Preço é o que o cliente irá pagar e valor é o que o cliente percebe que recebeu, você com certeza já comprou algo e se sentiu extremamente enganado e também já comprou produtos que te deixaram extremamente satisfeito. É a percepção de valor que vai marcar seu cliente e não o preço.

Neste momento é importante o conhecimento técnico dos ingredientes que você usa e as técnicas que são praticadas por você no desenvolvimento do produto, você poderá utilizar isto como um diferencial para agregar valor ao seu produto. Muitas vezes o cliente está disposto a pagar um pouco mais por um produto, mas ele quer saber quais os motivos disso.

5º Passo: Venda adicional

Durante o desenvolvimento da sua venda você não pode perder a oportunidade de criar a opção da venda adicional.

A venda adicional é responsabilidade exclusiva da iniciativa do vendedor em propor não só aquele produto procurado, mas também outro que irá agregar na satisfação do cliente.

Você pode estar realizando a venda de um bolo de aniversário para determinado cliente e durante a venda você pode oferecer seus bombons que irão combinar perfeitamente com a decoração do bolo que o cliente deseja. Este é o momento de ganhar um pouco mais com o mesmo cliente.

6º Passo: Fechamento da Venda

Quando o cliente está de acordo com as condições oferecidas e decide por levar o produto. Muitos clientes poderão estar em dúvida em certo momento desta etapa, você pode colaborar com o cliente iniciando o fechamento da venda com frases como “Posso separar estes dois bombons para o senhor?” ou “O senhor prefere que a entrega seja realizada em qual dia?”.

Seja cuidadoso ao fechar a sua venda, tudo deve estar claro, em especial se você trabalha por encomendas, o cliente não pode sair da sua loja com uma expectativa e quando o produto chegar ele ser decepcionado, por isso, ser claro e sincero com seu cliente é importantíssimo.

7º Passo: Pós-Venda

Esta é a última etapa da sua venda, aqui você deve criar oportunidades para que o seu relacionamento com o cliente não se encerre junto com o consumo do seu produto.

Ligue para saber se ele ficou satisfeito, convide ele para te seguir em sua rede social, apresente outras opções para que ele continue frequentando a sua loja e comprando seus produtos. Seja criativo no pós-venda, tome o cuidado de não ser inconveniente, mas corra atrás dos seus clientes.

Aqui no nosso blog tem um artigo muito interessante sobre como realizar bem a conquista de sua clientela, este artigo poderá colaborar no seu pós-venda, se quiser saber um pouco mais é só clicar aqui!

Aprenda para vender ainda mais!

Então, como vender doces com eficiência? A receita já foi dada acima, agora é hora de correr atrás e colocar em prática.

Você pode ser um vendedor melhor a cada dia, estude e tente colocar em prática boas técnicas de venda, se prepare melhor para suas vendas e com a experiência adquirida do dia a dia você perceberá os pontos em que você é eficiente e os pontos que você pode melhorar. Como vender doces com eficiência é uma receita que combina uma boa teoria com a prática do seus cotidiano.

Você já sabe que tão importante quanto uma receita saborosa é saber conduzir o seu negócio de maneira profissional. Por isso, gostaria de te indicar um bom curso que poderá te ajudar a conquistar ainda mais seu espaço. O curso se chama Como Ganhar Dinheiro Com Chocolates, não deixe de acessar. O melhor investimento que você pode fazer é na sua formação profissional.

Que tal compartilhar este artigo com seus amigos, aproveite é rapidinho, só clicar na rede social de sua preferência abaixo.

Sucesso e boas vendas!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!