VENDAS Eduardo Daldegan

COMO SER UM BOM VENDEDOR: 7 CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS

O sucesso do seu negócio é proporcional ao seu sucesso como vendedor. Você pode ser o melhor confeiteiro e produzir os melhores doces e bombons do mundo, ainda assim precisa ser um excelente vendedor, senão qualquer bom vendedor com produtos medianos venderá mais do que você. Sabendo disso, como ser um bom vendedor?

Neste artigo vamos falar de características fundamentais de como ser um bom vendedor. Vale salientar que existem pessoas que já nascem com uma desenvoltura impressionante para trabalhar com vendas, são desinibidas e conseguem envolver o cliente.

Talvez você não seja este tipo de pessoa, muito provavelmente você seja uma pessoa tímida. É importante ressaltar que a timidez não impede que você seja um grande vendedor, é uma característica sua, você pode aprender técnicas de venda e melhorar sua comunicação interpessoal  com seu jeito tímido e menos desinibido. O bom vendedor nem sempre é o que faz mais barulho ou o mais aparecido.

AS 7 CARACTERÍSTICAS

Dicas de como ser um bom vendedor.As 7 características a seguir são essenciais para seu sucesso com as vendas e seu crescimento profissional. Caso você tenha alguma experiência com vendas vale a pena ao longo do artigo avaliar o que você pode melhorar.

O nosso blog tem foco em venda de chocolates, mas estas características podem se referir a qualquer tipo de negócio, as características de como ser um bom vendedor são as mesmas para quem vende chocolate ou para que vende roupas, é claro que cada ramo tem seus detalhes e método de trabalho. Temos também um artigo com dicas importantes sobre a venda porta a porta, você pode conferir clicando aqui.

Vamos então às 7 características de como ser um bom vendedor:

1 – Autoconfiança

O bom vendedor não tem medo nem vergonha de oferecer seus produtos, pois confia em sua qualidade. A autoconfiança é fundamental no mercado onde a concorrência é acirrada, você deve confiar que seu trabalho tem pelo menos a qualidade do produto de seus concorrentes.

É importante você sair de casa para vender com determinação e confiança de que seu cesto voltará vazio. Vale ressaltar que a autoconfiança é diferente de arrogância, a arrogância pode prejudicar suas vendas drasticamente.

2 – Confiável

O bom vendedor possui a coragem necessária de dizer quando o seu produto compensa ou não para o cliente, a venda por si só não é o mais importante e sim a solução do problema do cliente.

O bom vendedor conquista a confiança de seus clientes com um relacionamento sincero, no Brasil é muito comum as pessoas agirem com esperteza, querendo dar um jeitinho nas coisas, entretanto este tipo de atitude não colabora com o sucesso do seu negócio, no fim das contas seu cliente irá perceber o que você fez.

A honestidade não é um diferencial e sim uma obrigação no relacionamento com seus clientes.

3 – Sede pelo conhecimento

O bom vendedor procura aprender ao máximo sobre seus produtos e sobre seus clientes. Busca sempre renovar seu conhecimento e estar atualizado com as novidades do mercado. O bom vendedor sabe o que está oferecendo para seu cliente e quais são os diferenciais do seu produto.

O bom vendedor sabe orientar seu cliente quanto o produto a ser adquirido e esclarecer para o cliente aquilo que realmente ele precisa. Para o sucesso nas vendas você deve estar afiado para esclarecer seu cliente, o motivo de seu produto ser um pouco mais caro ou mais barato.

Em especial quando tratamos de alimentos o vendedor deve esclarecer pontos quanto à data de validade, modo de conservação e possíveis consequências da influência do calor ou frio no seu produto.

4 – Sabe ouvir

O bom vendedor sabe ouvir e compreender a real necessidade do seu cliente, em diversas situações nem mesmo o cliente sabe ao certo do que ele precisa e o bom vendedor pode colaborar com a solução dos problemas deste cliente.

Em vendas saber ouvir é tão importante quanto saber falar, para isso tenha calma com seu cliente, muitos clientes chegam com diversas dúvidas e diante das opções que você oferece estas dúvidas podem até aumentar, por isso, ouça bem o desejo do seu cliente e o auxilie a escolher os melhores produtos para cada situação.

5 – Paixão pelo que faz

Os melhores vendedores são entusiasmados com sua profissão e com os produtos que vendem. São capazes de persistir em situações adversas em busca de um sim, e dificilmente se desmotivam pelo não que muitas vezes recebem.

Fazer aquilo que amamos é uma oportunidade única para ter momentos prazerosos no trabalho, é comum ocorrer a seguinte situação, você ama ser confeiteiro, fazer seus doces e bolos, entretanto vender não é sua praia.

Diante disso você tem duas opções, ou se esforço para crescer como vendedor ou contrata alguém para realizar este serviço.

6 – Gosta de estar a serviço

Tem sempre boa disposição em ajudar o cliente e buscar as soluções necessárias para o problema do cliente. O vendedor não encara a venda simplesmente como uma venda, mas uma oportunidade de ajudar seu cliente.

O bom vendedor é prestativo e não mede esforços em colaborar com o cliente, mesmo que a venda não seja concluída se sente satisfeito e feliz por ter colaborado com seu cliente.

7 – Estabelece Metas

O estabelecimento de metas é marca de bons vendedores. Eles querem sempre superar os últimos resultados alcançados, são corajosos e planejam suas atividades para alcançar os resultados que foram estabelecidos.

O bom vendedor sabe do seu potencial e não tem medo de se comprometer com metas, quando você tem um objetivo em mente você consegue se entregar um pouco mais e realizar melhor seu trabalho.

CONCLUSÃO: COMO SER UM BOM VENDEDOR

Quer mais dicas sobre vendas, que tal conferir este artigo sobre o planejamento das vendas, é só clicar aqui!

Como você pode perceber, todas estas características podem ser desenvolvidas. Talvez você não se sinta com aquele espírito de vendedor ou talvez você realmente não tenha muita facilidade em se comunicar com seus clientes, neste momento é hora de você se fortalecer.

Você se fortalecerá estudando boas técnicas de venda, se preparando melhor para suas vendas, estudando mais sobre este tema, fazendo bons cursos, assim você crescerá não só como um confeiteiro, mas também como vendedor. Para um músculo crescer você precisa se exercitar, para crescer como vendedor você precisa começar a vender.

Que tal compartilhar este artigo com seus amigos, aproveite é rapidinho, só clicar na rede social de sua preferência abaixo.

Quer compartilhar suas experiências de como ser um bom vendedor? Deixe seu comentário aqui no Blog!

Grande abraço e sucesso neste desafio de ser um grande vendedor!

Recomendados Para Você:

Sobre o autor | Website

Eu sou Eduardo Daldegan, apaixonado por chocolates, doces e principalmente por vendas, quero ajudar você a ter sucesso em seu próprio negócio.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!