COMO SABER QUAIS DOCES SÃO LUCRATIVOS: DICAS IMPERDÍVEIS

Vender doces é uma grande oportunidade de conseguir um bom dinheiro. Existem inúmeras opções de produtos e formas de conseguir levar aos clientes o melhor doce e o melhor chocolate. Mas, para ter bom lucro é importante saber quais doces são lucrativos.

Alguns doces dão muito trabalho ou possuem ingredientes muito caros, isso faz com estes doces não sejam tão lucrativos como outras opções.

O bom confeiteiro sabe utilizar cada doce da melhor maneira possível e obter um lucro adequado.

Vale destacar que os donos que não são muito lucrativos também possuem uma boa função, eles servem para atrair mais clientes, diversificar os produtos ofertados e também aumentar um pouco o faturamento.

Mesmo com estas vantagens, focar em produtos com pouca margem de lucro pode ser um grande risco de ter muito trabalho e pouco retorno. Por isso, é importante identificar nos produtos que você vende, quais doces são lucrativos e podem te ajudar a ter um negócio com um bom lucro.

Dicas de como saber quais doces são lucrativos

1 – Aprenda a calcular o custo de seus doces:

dicas e informações de quais doces são lucrativosA primeira dica é aprender a calcular o custo dos doces de maneira correta. Assim, você saberá quanto custa cada doce e qual a margem de lucro que você tem em cada um.

Para calcular o custo de maneira correta é importante que você leve em consideração os ingredientes da receita, embalagens, tempo dedicado para fazer o doce, equipamentos utilizados, despesas indiretas como gás de cozinha, eletricidade da geladeira e tantas outras coisas envolvidas.

Caso você defina o custo de seus produtos de maneira equivocada você acabará tendo em mãos informações erradas, e isso impedirá que você faça uma análise correta dos doces que são realmente lucrativos.

2 – Faça uma avaliação quantitativa da venda dos seus doces:

Sabendo dos custos de cada tipo de doce e ainda com um preço fixado você deverá fazer uma análise quantitativa da venda de seus doces. Ou seja, é hora de colocar no papel o quanto você vende em média de cada doce e qual o lucro que você consegue com eles.

Vale à pena fazer uma lista com todos os seus produtos, liste o nome de cada produto, o custo de cada produto, a margem de lucro e também a quantidade que você vende de cada produto.

Por exemplo, você pode separar o bolo no pote. O bolo no pote custa 5 reais, o seu custo é de 3 reais, você tem uma margem de lucro de 2 reais, este confeiteiro vende 300 bolos no pote por mês. Assim ele tem 600 reais de lucro mensal com bolo no pote.

Faça isso para cada produto e você terá condições de perceber quais os produtos tem maior potencial lucrativo.

3 – Faça uma avaliação qualitativa da venda dos seus doces:

Outra dica importante é fazer uma avaliação qualitativa dos seus produtos. Pela avaliação na dica acima, você vai perceber que alguns produtos não são tão lucrativos e talvez queira tirá-los de circulação.

Entretanto, você deve avaliar se estes produtos não são a porta de entrada de seus clientes para comprar outros produtos com preço mais alto e mais lucrativos.

Você deve identificar quais são os produtos que não são tão vantajosos, mas que proporcionam para você bons negócios no futuro. Ou seja, quais os produtos que atraem seus novos clientes e divulgam muito bem o seu negócio.

Você não deve perder estes produtos. Lembre-se que novos clientes são sempre importantes para seu negócio.

Veja também quais são aqueles produtos que não são tão lucrativos, mas que todos os clientes acabam comprando junto com outros produtos. Eles têm o potencial de aumentar o valor de cada venda realizada.

Uma boa análise qualitativa é tão importante quanto uma boa análise quantitativa.

4 – Faça esta avaliação constantemente:

Para ter um negócio bem-sucedido e trabalhar sempre com os doces mais lucrativos é necessário fazer este tipo de avaliação com frequência.

Esta frequência deve ser definida por você, poderá ser de 3 vezes ao ano, 2 vezes ao ano ou até mesmo anualmente.

Isso fará com que os produtos que você disponibiliza para seus clientes estejam adequados para o que realmente eles desejam. Lembre-se que existem alguns produtos na confeitaria que são passageiros, eles começam vendendo muito, mas depois não mantém o mesmo número de vendas.

Este tipo de avaliação que você está aprendendo hoje fará com que você não fique refém destas mudanças no mercado.

FINALIZANDO

Ates de finalizar é importante ressaltar que você não deve ficar refém do achismo. Para isso você deve colocar tudo no papel e calcular o seu custo e identifica o seu lucro de maneira correta.

Veja mais uma vez as dicas de como saber quais doces são lucrativos:

  • Aprenda a calcular o custo de seus doces;
  • Faça uma avaliação quantitativa da venda dos seus doces;
  • Faça uma avaliação qualitativa da venda dos seus doces;
  • Faça esta avaliação constantemente.

Se valeu a pena ter lido este artigo, dê uma mãozinha, compartilhe com seus amigos é só clicar na sua rede social preferida aí embaixo.

Dê sua opinião nos comentários.

Forte abraço e sucesso!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. BETANIA ALVES DE SOUZA ASSIS disse:

    Obrigada pelas dicas!! Adorei!!
    Betânia