COMO PERDER CLIENTES: 7 FORMAS INFALÍVES PARA UM CONFEITEIRO

O segredo do sucesso de muitos confeiteiros é o relacionamento com os clientes. Mesmo assim, existem confeiteiros que insistem em cometer erros simples e acabam perdendo seus clientes.

Cultivar um bom relacionamento com os clientes exige muita dedicação e produz bons frutos para seu negócio.

Existem pesquisas que mostram que um cliente satisfeito é capaz de atrair pelo menos mais 5 clientes para seu negócio, por meio da indicação. Mas um cliente insatisfeito é capaz de afastar cerca de 20 clientes potenciais de sua empresa. Como pode ver, ter bons relacionamentos é fundamental.

É claro que ninguém consegue agradar a todos e que ter certos conflitos em algumas situações é inevitável. Existem inúmeros tipos de clientes que podem dificultar a vida de qualquer confeiteiro.

Confira no artigo de hoje 7 práticas que fazem com que você perca seus clientes. Evite estas práticas a todo custo e mantenha seu negócio a salvo de seus próprios erros.

7 Formas de como perder clientes

1 – Vender produtos de baixa qualidade:

diversas maneiras de como perder clientesUma forma simples de como perder clientes com rapidez é vender produtos de baixa qualidade. O cliente comprar uma única vez e não volta mais. Por isso, avalie constantemente a qualidade de seus doces e só venda o que realmente for bom.

A baixa qualidade dos produtos pode ser resultado de ingredientes ruins ou técnicas inadequadas para fazer seus doces. Tome cuidado também com o prazo de validade de seus produtos, isso pode colocar em risco a qualidade de seus doces.

2 – Atender seus clientes de forma inadequada:

O segundo motivo que tem grande potencial de afastar os clientes de seu negócio é o atendimento ruim.

O atendimento ruim pode ter diversas características:

  • Atendimento demorado;
  • Falta de educação com o cliente;
  • Falta de atenção com o cliente;
  • Mal humor durante o atendimento;
  • Falta de interesse no que o cliente fala;
  • Discutir com colegas de trabalho na frente do cliente;
  • Inúmeros outros fatores.

Os seus doces podem ser incríveis, mas se o seu atendimento for ruim você perderá muitos clientes. A combinação de ótimos produtos com um bom atendimento é essencial para o sucesso de um confeiteiro.

3 – Não cuidar da aparência:

A aparência conta muito na hora de atrair os clientes pela primeira vez. Por isso é fundamental ter boa aparência. Quando falo de aparência é referente aos cuidados básicos com a roupa e a higiene pessoal.

Ninguém quer comprar doces de alguém que esteja com a roupa suja, as unhas sujas, o cabelo desarrumado e ainda com mal hálito. Estes cuidados básicos são essenciais e todos tem condições de cuidar da higiene pessoal.

4 – Vender produtos muito caros:

Outra forma de como perder clientes é vender produtos com um preço muito superior do que eles realmente valem.

O preço é um detalhe fundamental, ainda mais em tempos de crise onde ninguém pode se dar o direito de comprar produtos que estão acima do preço.

Por isso, tome cuidado, mesmo com um ótimo produto existe um limite que seus clientes estão dispostos a pagar, ultrapassar este limite pode ser um grande erro.

5 – Escolher um local ruim para seus clientes:

Escolher um local ruim também pode fazer com que você perca muito clientes e ainda mais, fazer com que você não consiga mais clientes.

Caso você tenha interesse em montar uma doceria é fundamental encontrar um local que tenha um bom movimento de pessoas, que tenha fácil acesso, se possível facilidade de estacionamento e que seja atrativo para seus clientes.

6 – Utilizar motivos inadequados para venda:

É comum que os primeiros passos de um confeiteiro sejam dados em momentos de dificuldade. Muitas pessoas que trabalham com a venda de doces iniciaram em momentos de crise ou desemprego.

Logo, alguns caem na tentação de no momento da venda insistirem com seus clientes em comprarem seus produtos como uma forma de ajudar e não pela qualidade de seus doces. Isso é um grande equívoco, apesar de algumas pessoas comprarem por solidariedade isso terá um limite.

Por isso, o motivo da venda de seus doces deve ser sempre a ótima qualidade e um bom preço para seus clientes. Não crie uma imagem diferente desta para seus clientes.

Ainda dentro deste tema, podemos dizer que dar desculpas e mentir podem fazer com que seu negócio escorra pelo ralo. Por isso, não arrume desculpas por algum tipo de problema, apenas resolva.

7 – Julgar seus clientes pela aparência:

Um erro que deve ser evitado a todo custo é julgar seus clientes pela aparência. Muitos vendedores dão atenção diferenciada aos seus clientes pelo simples fato de aparentarem boas condições financeiras ou não.

Tome cuidado quanto a isso, pois nos últimos anos a aparência tem enganado muitas pessoas. Muitos clientes podem apenas viver de aparência, enquanto outros que tem uma vida mais simples podem se tornar ótimos fregueses.

FINALIZANDO

Tenho certeza de que se você evitar estas 7 práticas de como perde clientes você aumentará consideravelmente a sua chance de ter sucesso com as vendas de doces e chocolates.

Vale à pena relembrar estas práticas antes de finalizar este artigo:

  • Vender produtos de baixa qualidade;
  • Atender seus clientes de forma inadequada;
  • Não cuidar da aparência;
  • Vender produtos muito caros;
  • Escolher um local ruim para seus clientes;
  • Utilizar motivos inadequados para venda;
  • Julgar seus clientes pela aparência.

Se valeu a pena ter lido este artigo, dê uma mãozinha, compartilhe com seus amigos é só clicar na sua rede social preferida aí embaixo.

Dê sua opinião nos comentários, o que mais você acha que pode afastar seus clientes?

Forte abraço e boas vendas!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!