GESTÃO Eduardo Daldegan

COMO MONTAR UMA LOJA DE DOCES EM 7 PASSOS PRÁTICOS

Nada melhor do que ter o nosso próprio negócio, ainda mais quando este negócio envolve doces e chocolates. Neste artigo você vai conhecer 7 passos práticos de como montar uma loja de doces de sucesso.

É certo que o sucesso do seu negócio vai depender muito da sua dedicação e de um bom planejamento. É importante que você faça as escolhas corretas agora para que não sofra no futuro. Conhecer o mercado e o público que você pretende atender é essencial neste ramo.

dicas-de-como-montar-uma-loja-de-docesLembre-se que doces e chocolates são uma paixão do povo brasileiro, por isso você tem a possibilidade de conquistar clientes de todas as idades e em diversos lugares.

A maior prova de que vender doces pode sim ser um bom negócio é a quantidade de pessoas que vendem seus doces nas ruas, ônibus, praças e semáforos.

Veja a seguir então os 7 passos que podem te auxiliar na construção do seu negócio.

Compartilhe este artigo com seus amigos, você pode ajudar outras pessoas que precisam destas dicas. Caso surja alguma dúvida ou você queira que eu escreva algum assunto específico é só deixar um comentário.

COMO MONTAR UMA LOJA DE DOCES

1 – Defina um investimento inicial

O primeiro passo é definir um investimento inicial que você está disposto a gastar em seu negócio.

Para isso, é importante você ter consciência do tipo de loja que você deseja montar, os produtos que você quer oferecer, o local onde você irá instalar a sua loja e o layout da sua loja. Tudo isto, irá influenciar diretamente na quantidade de dinheiro necessária para começar seu negócio.

Uma pequena loja de doces necessita de um investimento aproximado de 10 mil reais. Agora, este valor pode variar, e muito, conforme as suas escolhas e a sua disponibilidade financeira.

2 – Escolha os produtos que você deseja trabalhar

Em seguida defina os tipos de produtos que você deseja vender na sua loja. Você pode fazer seus próprios doces como brigadeiros, bombons, pirulitos, ovos de páscoa, bolos, entre tantas opções.

Ou você pode trabalhar com guloseimas como balas, barras de chocolate, gomas de mascar e doces industrializados.

Uma opção é combinar as duas coisas, você pode fazer seus produtos e também vender guloseimas. É interessante deixar claro o que é feito por você, ou seja, mostrar para seus clientes que aqueles produtos só serão encontrados na sua loja.

3 – Escolher um bom local

É importante instalar sua loja em um local adequado. É essencial um local com bom movimento. Escolha os centros urbanos, centro comerciais, próximos a escolas, cursinhos e universidades.

Um local que pode ser bem explorado é próximo às áreas hospitalares, é bem movimentado e tem uma circulação de pessoas muito grande.

A escolha do ponto deve ser adequada com os produtos que você deseja oferecer. Por exemplo, não adianta você abrir uma loja de doces muito sofisticados e caros na porta de uma escola de ensino fundamental e médio, onde seus principais clientes serão crianças à procura de balas e barras de chocolate.

4 – Invista em um bom layout

Muitas pessoas desprezam o potencial que um layout adequado pode representar em uma loja de doces. Quer saber como montar uma loja de doces de sucesso? Então se esforce para fazer um bom layout.

O layout compreende toda a parte interna da loja, desde a distribuição de prateleiras, gôndolas, estantes, geladeiras, balcões e caixas.

Um bom layout faz com que a pessoa se sinta em um ambiente agradável, imersa em um mundo cheio de guloseimas e opções saborosas para serem consumidas. Deve ser convidativo e explorar todo o potencial de seus produtos.

Pense em seu público alvo, crianças não conseguem alcançar prateleiras muito altas, por isso, explore o campo de visão de cada um de seus clientes. É importante posicionar seus produtos de forma acessível e com destaque.

5 – Comece a vender com preços adequados

Não queira recuperar seu investimento no primeiro mês, isso é impossível. Por isso, trabalhe com preços adequados. Nada de margens de lucro muito elevados como 100 a 150%.

Este mercado é bem concorrido. Lembre-se que supermercados, padarias, lanchonetes, farmácias, mercearias, também vendem produtos similares ao seus com uma margem de lucro baixa.

Você deve focar seu ganho na quantidade e não na margem de lucro alta. Por isso, comece com bons preços e conquiste uma boa clientela.

Claro que ninguém trabalha de graça. Tome cuidado com preços muito baixos também, é importante você encontrar um equilíbrio.

6 – Faça uma boa divulgação

Faça uma boa divulgação da sua loja, pense como chegar até seus clientes potenciais.

Você pode utilizar panfletos, cartões de visita, faixas e banners. Caso sua opção seja abrir uma loja de doces próximo a um público específico, como na porta de uma faculdade, é muito interessante você distribuir panfletos para os alunos antes de abrir a sua loja, com informações de data de abertura e principais produtos.

Vale à pena construir uma expectativa nos seus clientes em potencial.

Outra forma de divulgar sua loja é pela Internet. Você pode utilizar as redes sociais, como Facebook e Instagram. Mas, serão úteis como uma forma de se relacionar com os clientes que já conhecem sua loja de doces, não substitui as outras formas de divulgação.

7 – Invista em um excelente atendimento

Será primordial para o sucesso do seu negócio investir em um bom atendimento. Não importa o quanto seus produtos sejam bons e o quanto seu layout seja perfeito para encantar seus clientes, tudo pode dar errado se seu atendimento for ruim.

Assim como um bom atendimento pode superar um espaço apertado, um layout inadequado e produtos simples.

Por isso, aproveite os momentos de venda para conquistar seus clientes, esforce para conhecer seus clientes e fazer com que eles fiquem à vontade em sua loja.

Um bom atendimento é o segredo do sucesso de muitos negócios. Muito mais importante que saber como montar uma loja de doces de sucesso é saber como atender seus clientes de forma adequada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como pode ver, como montar uma loja de doces em 7 passos é simples, prático e não exige muito investimento inicial.

Lembre-se que para conduzir um bom negócio é essencial conhecimento na parte de gestão, finanças, marketing e vendas. Por isso, não deixe de estudar e conhecer boas práticas para conduzir sua loja de doces de maneira adequada.

Conheça o curso Como Ganhar Dinheiro com Chocolates, é uma excelente oportunidade de aprender boas práticas para conduzir o seu negócio. Não deixe de conferir clicando aqui!

Quer saber algo específico ou você tem alguma dúvida sobre outros assuntos? Deixe aqui no comentário.

Se valeu a pena ter lido este artigo, dê uma mãozinha, compartilhe com seus amigos é só clicar na sua rede social preferida aí embaixo.

Forte abraço e boa sorte em seus negócios!

Recomendados Para Você:

Sobre o autor | Website

Eu sou Eduardo Daldegan, apaixonado por chocolates, doces e principalmente por vendas, quero ajudar você a ter sucesso em seu próprio negócio.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!