COMO CUIDAR DAS FINANÇAS: 5 DICAS PARA UM CONFEITEIRO

A vida de um confeiteiro não é só fazer doces e vende-los, é necessário também cuidar do dinheiro que ganha. Neste artigo você vai aprender 5 dicas especiais de como cuidar das finanças.

Culturalmente o povo brasileiro enfrenta grandes problemas financeiros. Grande parte dos brasileiros não possuem nenhum conhecimento de educação financeira e acaba se endividando ou não conquistando as coisas que tanto deseja com o dinheiro que ganha.

O mais interessante é que os problemas financeiros, na maioria das vezes, não surgem por falta de dinheiro e sim por falta de organização ou maus hábitos, como o consumo excessivo e o desperdício de dinheiro em coisas desnecessárias.

Aprender a cuidar do seu dinheiro é fundamental para seu sucesso como confeiteiro. Não importa o quanto você consegue ganhar hoje, se pouco dinheiro ou muito, caso você não cuide deste dinheiro de maneira correta você não conseguirá alcançar seus objetivos na vida.

Por isso, veja estas 5 dicas especiais de como cuidar das finanças.

5 Dicas de como cuidar das finanças

1 – Controle todos os seus gastos:

dicas sobre como cuidar das finanças para os confeiteirosO primeiro passo para cuidar bem das suas finanças é controlar todos os seus gastos.

A melhor forma de fazer isso é anotar todas as despesas que você tem diariamente. Para fazer isso você pode utilizar um pequeno caderno ou então aplicativos que são disponíveis para celular ou computador.

Com um bom controle dos gastos você poderá ter uma boa ideia do quanto você pode ainda gastar sem comprometer suas finanças. Assim, você evita a criação de dívidas desnecessárias.

2 – Faça um planejamento de contas a pagar:

Também é importante fazer um planejamento das contas a pagar. O objetivo do planejamento das contas a pagar é ter uma estimativa das despesas do mês e estar preparado para pagar as contas nas datas corretas de vencimento.

Pagar as contas em dia evitará que você tenha ainda mais despesas com multas e juros.

Para um bom planejamento de contas a pagar é importante sempre registrar a data de vencimento e o valor de cada despesa. Isso é fácil para as contas que são fixas, mas também pode ser feito para contas variáveis como alimentação.

Para as contas variáveis você pode fazer estimativas do quanto você irá gastar no mês.

3 – Tenha uma reserva para imprevistos:

A terceira dica de como cuidar das finanças é ter uma reserva para imprevistos. Os imprevistos podem fazer com que você fique endividado ou comprometer seus objetivos.

Por isso, sempre separe um pouco do seu dinheiro para arcar com as despesas dos imprevistos que ocorrem na vida de todos. Como por exemplo, você pode ficar alguns dias doentes ou uma de suas máquinas que usa para fazer doces pode estragar.

É importante que você não confunda esta reserva financeira para imprevistos como investimento. Pois não é a mesma coisa, este dinheiro você irá gastar somente se surgir a necessidade. É uma margem de segurança para seu dia a dia.

4 – Crie bons hábitos de consumo:

Como falado anteriormente, o grande problema da maioria dos brasileiros que se endividam são os hábitos de consumo inadequados. Desta forma, acabam se enrolando com o cartão de crédito ou com inúmeras parcelas de produtos que são desnecessários.

Para você ter sucesso com seu dinheiro é necessário aprender a usá-lo com inteligência. Por isso, evite comprar por impulso. Compre somente o que é necessário e o que você tem condições de pagar.

Bons hábitos de consumo mostram que a pessoa está madura para administrar o dinheiro que ganha. Cuide para que você não perca todo dinheiro que ganha comprando coisas que não são essenciais para você.

5 – Invista uma parte do que você ganha:

A última dica de como cuidar das finanças é investir uma parte do dinheiro que você ganha em uma futura aposentadoria ou em um objetivo específico.

É indicado que você poupe pelo menos 10% de tudo que você ganha. Por exemplo, se você ganha 1 Mil reais por mês é indicado que você guarde pelo menos 100 reais.

Este dinheiro pode ser depositado em uma poupança, ou então em algum investimento interessante no banco que você possui conta. O importante é sempre guardar um pouco do que você ganha, assim você alcançará seus objetivos e ainda terá uma boa reserva financeira para sua aposentadoria no futuro.

FINALIZANDO

Estas 5 dicas são muito simples, mas podem fazer a diferença na vida de qualquer confeiteiro. Não adianta ganhar muito dinheiro se você não sabe como usá-lo da melhor maneira possível.

Veja mais uma vez as 5 dicas de como cuidar das finanças:

  • Controle todos os seus gastos;
  • Faça um planejamento de contas a pagar;
  • Tenha uma reserva para imprevistos;
  • Crie bons hábitos de consumo;
  • Invista uma parte do que você ganha.

Se valeu a pena ter lido este artigo, dê uma mãozinha, compartilhe com seus amigos é só clicar na sua rede social preferida aí embaixo.

Dê sua opinião nos comentários, o que mais você acha importante para cuidar bem das finanças?

Forte abraço e sucesso!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!