CHOCOLATE GOURMET: APRENDA EM 4 DICAS SIMPLES O QUE É

O termo gourmet tem se popularizado no Brasil, não é um termo exclusivo da arte da confeitaria, sendo no início muito utilizado para vinhos e pratos da alta cozinha. Afinal, o que é o chocolate gourmet?

Antes de tudo vale explicar que este artigo não pretende abordar em sua totalidade o que é um alimento gourmet, muito menos se coloca como única verdade. É nosso interesse simplesmente esclarecer para aqueles que estão começando no ramo da venda de doces e chocolates parâmetros para identificar o chocolate gourmet.

O termo gourmet é muito utilizado para diversos tipos de produtos, é considerado gourmet o produto elaborado com ingredientes de alta qualidade e iguarias refinadas, adotando uma boa técnica para elaborar pratos sofisticados, muitas vezes até artísticos.

Sabendo disso, o chocolate gourmet é aquele chocolate que envolve a utilização de frutos selecionados e adequadas técnicas de produção, desde a colheita, todo processo industrial e distribuição do produto.

CHOCOLATE GOURMET E SUA UTILIZAÇÃO

Doces de chocolate gourmet.É bom lembrar que o termo gourmet tem se banalizado e a sua utilização muitas vezes é feita com o simples intuito de conseguir um apelo de mercado, um destaque a mais para o produto desenvolvido.

Antes de adotar este termo para seus produtos é bom ter critério e cuidado, nem sempre adicionar a palavra gourmet em sua divulgação trará mais clientes. Existe um grande mercado que não exige e nem tem interesse pelo produto gourmet.

Com referência no que foi escrito acima, podemos então escolher alguns critérios para avaliar o que é realmente gourmet e o que não é. Sabendo que estes critérios não são nenhuma regra estabelecida no mercado, apenas pontos para auxiliar no trabalho com os elementos gourmet.

1 – Ingredientes de alta qualidade

O produto gourmet é feito com ingredientes selecionados. Isto é um fato, é a base para uma receita mais sofisticada, isto não quer dizer que o produto gourmet é feito com marcas selecionadas.

Existe esta confusão no mercado atual, associar a qualidade a simplesmente uma marca já estabelecida e com valor maior. O confeiteiro sabe identificar qual ingrediente é o melhor para sua receita, mesmo que determinado ingrediente seja de uma marca com menor apelo social.

O fato de se escolher ingredientes de maior qualidade colabora com um custo mais alto para a produção. Mas também agrega valor ao produto.

2 – Técnicas adequadas

O produto gourmet trabalha com técnicas adequadas no desenvolvimento das receitas, por isso, antes de iniciar a produção de doces gourmet é necessário que você estude e aprenda as boas técnicas de confeitaria.

Muitas pessoas já nascem com um dom para cozinhar, mas este dom pode ser aperfeiçoado com estudo e dedicação, fazendo com que você consiga aproveitar as melhores qualidades de ingredientes selecionados.

Do que adianta utilizar um chocolate gourmet importado se você não utiliza a técnica adequada para trabalhar com este ingrediente.

3 – Apresentação

O produto gourmet apela para os demais sentidos além do paladar, ele é primeiramente consumido pela boa apresentação. São pratos que tem muitas vezes um apelo artístico, são verdadeiras obras primas de muitos confeiteiros.

O produto gourmet também é valorizado pela riqueza dos detalhes e o cuidado com a boa apresentação. Ele se distingue dos demais produtos pelo trabalho artesanal, esta decoração é exclusiva de cada confeiteiro. No produto gourmet o confeiteiro pode deixar sua marca.

4 – Público específico

O produto gourmet possui um público específico. Isso quer dizer que o consumidor de um brigadeiro gourmet não se atém simplesmente ao gosto final do produto, ele se interessa também pela apresentação, pela exclusividade e também por um atendimento diferenciado.

Não quer dize que os produtos gourmet sejam uma exclusividade para esta ou aquela classe social, mas sim que existe um público que quer pagar um valor mais alto para consumir um produto diferenciado.

É possível perceber que a população brasileira cada vez mais se interessa por produtos com um maior nível de qualidade e sofisticação.

ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES

Existe mercado para todo tipo de produto, o produto gourmet tem seu espaço assim como o produto convencional. Não quer dizer que um seja melhor que outro, quer dizer que possuem características diferentes.

Para ter sucesso com a venda de seus doces e chocolates vale a pena estudar o seu público consumidor para avaliar qual produto é o ideal para ser ofertado.

Talvez você deseja fazer brigadeiros com chocolate belga, pistache e avelã, mas se o seu público não tem interesse neste tipo de produto você não conseguirá ter sucesso.

Que tal compartilhar este artigo com seus amigos, aproveite é rapidinho, só clicar na rede social de sua preferência abaixo.

Quer dizer quais são as suas experiências com chocolate gourmet? Deixe seu comentário aqui no Blog!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!