GESTÃO Eduardo Daldegan

CHOCOLATE ARTESANAL: É HORA DE AMPLIAR O MEU NEGÓCIO?

É comum, no mercado de chocolate artesanal, começar o negócio na cozinha de casa e aproveitar todos os utensílios que o empreendedor já possui. Para quem está começando é o ideal, pois elimina diversos custos quer seriam gastos caso o empreendedor alugasse um espaço e precisasse comprar todos os utensílios de cozinha.

Mas, chega um ponto em que o trabalho com o chocolate artesanal já não cabe dentro de casa, a rotina da família e a rotina da produção dos doces já não se encaixam. A geladeira está sempre cheia, mesas e bancadas estão sempre ocupadas.

Quando a família toda se envolve no trabalho e apoia você fica mais fácil ir conciliando este tipo de situação, entretanto, quando o nível de interferência chega ao ponto de a cozinha ser somente seu espaço e todos os outros irem almoçar no sofá ou no quarto, é hora de repensar a forma de trabalho. Por que não crescer?

CHOCOLATE ARTESANAL: 5 PONTOS PARA AVALIAR

Chocolate artesanal e crescimento das vendas.A decisão de crescer deve partir de você, mas você não deve basear esta decisão tão importante somente na cozinha cheia ou nas caixas de forminha e ingredientes no meio da sala. Existem pontos que devem ser observados e avaliados para que o seu crescimento seja o mais seguro possível.

Todo crescimento vem acompanhado de uma palavra que coloca medo em boa parte dos brasileiros que é o risco. O risco é algo natural em todo tipo de investimento, mesmo que você seja muito conservador ainda corre um pequeno risco. O fato de você tentar uma nova receita já te coloca em risco, seus clientes podem não gostar. Então para quem tem seu próprio negócio o risco é algo inevitável.

Sabendo que o risco é algo sempre presente nas nossas vidas o importante é avaliar o quanto é arriscado uma decisão, para isso vamos colocar 5 pontos para que você tenha o suporte de decidir o momento de crescer.

1 – Público alvo

O crescimento exige que suas vendas aumentem para que você tenha mais receita e possa equilibrar com os seus custos. Você precisa avaliar se suas vendas possuem potencial para crescer, analisar quais tipos de clientes você ainda não atende e seriam clientes em potencial.

Antes de tomar a decisão de crescer avalie se você terá um público que irá comportar as novas vendas a fazer, produzir mais e vender o mesmo tanto que você vendia anteriormente não dará certo.

Talvez você já percebe que a procura pelos seus produtos está crescendo a cada dia e que no momento você não consegue atender todos os seus clientes, este já é um bom sinal. Existem tantos clientes assim para consumir seu chocolate artesanal?

2 – Custo da ampliação

Para você que está avaliando a possibilidade de um espaço exclusivo para seu negócio ou que está pensando em ampliar a cozinha de casa e comprar equipamentos mais profissionais é necessário avaliar o custo das obras de reforma que serão necessárias.

Geralmente quando se aluga um espaço ele sempre precisa de ajustes para receber uma cozinha e um espaço para loja e quando se decide ampliar uma parte da casa a obra é um pouco maior.

Este custo deve ser bem avaliado, procure um especialista nesta área e converse com pessoas que passaram pela mesma situação que você está passando, avalie se você tem condições financeiras no momento para realizar esta ampliação.

3 – Crescimento dos custos indiretos

Com a ampliação o custo indireto sobe. Caso você faça a opção pelo espaço exclusivo você terá custos adicionais como aluguel, contas de internet e telefone, contas de água e luz independentes.

Outro ponto a avaliar é a contratação de funcionários, caso a produção aumente consideravelmente você não terá condições de fazer todos os pedidos sozinho. Tudo isto deve ser avaliado por você, o aumento das vendas serão o bastante para cobrir todos estes novos custos?

4 – Realização de empréstimos

Quando se amplia um negócio a primeira coisa que vem à cabeça de muita gente é realizar um empréstimo para custear os investimentos iniciais.

Este tipo de prática é muito comum e quando bem feita te dá ótimos resultados. Entretanto, você precisa avaliar muito bem a taxa de juros cobrada neste tipo de empréstimo, você poderá pagar muito caro conforme a taxa cobrada pelo seu banco.

Outro ponto a avaliar é o valor futuro das parcelas, você terá condições de arcas com as parcelas que virão?

Diferente das práticas do empréstimo existe hoje uma filosofia de trabalho que é o endividamento zero, é uma prática onde a empresa só realiza investimento e ampliações quando já tem o dinheiro em mãos, este tipo de prática é o ideal, mas exige planejamento e disciplina.

5 – O sonho

Antes de realizar tantas mudanças no seu negócio e se arriscar um pouco mais é importante você avaliar o ponto principal: você sonha que seu negócio cresça e você se torne um grande empreendedor?

É o sonho de crescer e ver seu negócio decolar que te dará forças para continuar e passar por todo tipo de obstáculo em busca do seu objetivo.

Caso este não seja seu sonho e você está apenas trabalhando com chocolate artesanal provisoriamente e quer logo arrumar um novo emprego é melhor não se arriscar. A paixão pelo que fazemos é essencial para correr os riscos necessários. Avalie se trabalhar com chocolate artesanal te faz realmente feliz.

É HORA DE CRESCER?

É claro que vão existir outros pontos a avaliar conforme a realidade de cada um, entretanto estes 5 pontos acima consideramos essenciais para fazerem parte de sua análise de crescimento para o trabalho com chocolate artesanal.

Outro ponto que é interessante é avaliar se você está aproveitando ao máximo a capacidade de produção das instalações que você tem.

Talvez você consegue produzir e vender mais sem sair de onde você está, mas se organizando melhor e melhorando sua estratégia de vendas. Caso sua situação seja esta é melhor você não sair de onde está e ajustar o que precisa ser ajustado.

Vale destacar neste momento que quanto maior o risco maior a possibilidade de ganho. Não seja refém do medo, o medo é importante quando nos faz ser precavidos, mas é um mal quando nos aprisiona e impede que cresçamos.

Falando em chocolate artesanal, nada melhor do que aprender a fazer produtos deliciosos. Por isso, quero te indicar um curso muito bom, é o curso de Como de Como Fabricar em Casa Trufas, Bombons, Pirulitos e Ovos de Páscoa. Este curso é da Thalita, uma pessoa que confio muito, pois ela só coloca em seus cursos receitas testadas por ela. Não deixe de visitar a página do curso, clique aqui para conferir!

Que tal compartilhar este artigo com seus amigos, aproveite é rapidinho, só clicar na rede social de sua preferência abaixo.

Quer dizer quais são as suas experiências com chocolate artesanal? Deixe seu comentário aqui no Blog!

Boa sorte e boas vendas!

Recomendados Para Você:

Sobre o autor | Website

Eu sou Eduardo Daldegan, apaixonado por chocolates, doces e principalmente por vendas, quero ajudar você a ter sucesso em seu próprio negócio.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!