GESTÃO Eduardo Daldegan

CADASTRO DE FORNECEDORES: ADOTE ESTA PRÁTICA PARA SEU NEGÓCIO

Para você que quer ter um negócio organizado e bem sucedido a prática de realizar o cadastro de fornecedores é essencial. Você já deve ter percebido, que aqui no Blog Vender Chocolate gostamos de enfatizar o quanto a organização é importante para o seu negócio.

Vamos aproveitar este artigo e dividi-lo em duas partes, a primeira vamos falar do cadastro de fornecedores, o que você deve realmente coletar de dados importantes.

Na segunda parte vamos falar sobre algo muito interessante que é a avaliação do seu fornecedor, vamos aprender a verificar se este fornecedor está atendendo às expectativas.

Para você que está gostando desta área de gestão, aproveite um pouco mais e leia este outro artigo sobre a Administração da Produção.

Vamos então colocar a mão na massa!

PARTE 1 – CADASTRO DE FORNECEDORES

Como fazer cadastro de fornecedores com eficiência.Você pode estar pensando que esta história de cadastrar fornecedores não vai dar certo com você, que o seu negócio é pequeno demais, mas tenha em mente que a missão do nosso blog é proporcionar que as boas práticas estejam também acessíveis a você! O seu negócio pode crescer conforme seu esforço e dedicação, aproveite e aprenda o máximo que puder.

Suponha que você se afaste por algum tempo, você tirou férias e vai ficar 20 dias longe do seu negócio. Durante este tempo sua irmã vai cuidar das encomendas e trabalhar no seu lugar. Ela precisa de comprar chocolate para uma encomenda e não consegue falar com você por telefone, se você tiver um cadastro de fornecedores é muito simples, é só ela consultar o cadastro e efetivar a compra! Senão, ela terá que conseguir falar com você ou comprar de um fornecedor que ela encontrar, pode ser mais arriscado e atrasar o trabalho.

O cadastro de fornecedores deve ser realizado de forma simples, sem muita enrolação. Colete os dados básicos que irão facilitar o seu dia a dia. Vamos listar os principais dados para a efetivação de um bom cadastro:

  • Razão Social;
  • Nome Fantasia;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Inscrição Estadual;
  • Endereço;
  • Contato (telefone fixo, celular e e-mail);
  • Nome do Vendedor;
  • Principais Produtos;

Estes são os itens que poderão te dar suporte suficiente para um bom cadastro de fornecedores. Você vai perceber que à medida que seu negócio cresce você cria um excelente banco de dados, com informações valiosas de fornecedores de diversos ingredientes e produtos.

Onde anotar estes dados? A dica que damos é você utilizar um pequeno formulário para fazer estas anotações. Você pode ter este formulário impresso ou preencher pelo computador.

Esta tarefa é simples e vai depender da sua dedicação e organização. Acredite que seu negócio tem potencial para crescer e é importantíssimo crescer de forma organizada.

PARTE 2 – AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

Hoje em dia para você conseguir resultados acima da média é importante você criar pequenas ações que juntas irão contribuir com um grande resultado.

Baseado neste pensamento, tão bom quanto realizar o cadastro de fornecedores é poder avaliar estes fornecedores e obter o melhor custo benefício para o seu negócio.

Para a avaliação dos fornecedores, inicialmente você precisa identificar o que é importante em um fornecedor para você. Talvez você nunca pensou nisso, mas é hora de rever quais são os critérios importantes para efetivar a compra com o fornecedor A ou com o fornecedor B.

Para facilitar, vamos indicar alguns critérios que são importantes, lembro que estes critérios dependem de você e do seu negócio. Você precisa avaliar quais as características importantes em um fornecedor.

1 – Produto de qualidade

Seu fornecedor consegue te entregar um produto de qualidade conforme o esperado para a produção dos seus doces e bombons? Você deve verificar como item de qualidade não só o material em si, mas se o produto vem em uma embalagem confiável e a proximidade da data de validade.

2 – Preço competitivo

Com a qualidade estabelecida, você consciente do padrão do produto que você precisa, é necessário avaliar o preço do seu fornecedor. O preço que você paga é realmente condizente com o mercado? Você paga um preço justo? Você conseguiria um valor inferior para um produto de mesma qualidade? Este fornecedor é aberto a negociações caso você compre uma quantidade maior de matéria-prima?

3 – Cumpre os prazos de entrega

Outro ponto importante na sua avaliação é se o prazo de entrega acordado no momento da compra é cumprido pelo seu fornecedor. Prazo hoje é essencial para qualquer negócio, você não poderá mudar a data de entrega de uma encomenda de doces para um casamento se o seu fornecedor atrasar.

4 – Relacionamento com você

Este ponto é essencial para você obter sucesso nas negociações com seus fornecedores. Você pode avaliar seu fornecedor quanto à facilidade de relacionamento, se ele é uma pessoa tranquila de negociar ou extremamente intransigente, outro ponto a observar é se seu fornecedor é acessível, você consegue encontra-lo com facilidade pelo telefone ou ele parece se esconder de você. Você pode avalia-lo quanto à solução de problemas, se ele consegue resolver bem atrasos na entrega, se ele consegue efetivar trocas de produtos com avarias com rapidez, entre outras questões.

UNINDO O ÚTIL AO AGRADÁVEL

Os pontos citados para a avaliação do fornecedor são básicos e podem ser ampliados por você. Uma dica interessante é você adotar a avaliação do fornecedor no mesmo formulário de cadastro de fornecedores.

Seja criativo na forma de avaliar seus fornecedores, você pode atribuir notas para cada quesito, e assim mensurar qual fornecedor realmente é melhor. A avaliação irá te mostrar que nem sempre o menor preço é o melhor para seu negócio, existem outras variáveis que interferem no resultado.

Aproveite para valorizar o bom fornecedor, quem sabe uma lembrancinha no fim de ano para os fornecedores que foram bons para o seu negócio durante o ano todo?

Organize o seu negocie e potencialize seus lucros!

Recomendados Para Você:

Sobre o autor | Website

Eu sou Eduardo Daldegan, apaixonado por chocolates, doces e principalmente por vendas, quero ajudar você a ter sucesso em seu próprio negócio.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!