GESTÃO Eduardo Daldegan

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO: APRENDA A ORGANIZAR SEU NEGÓCIO!

A organização do seu negócio será fundamental para você ganhar em produtividade e em qualidade no ambiente de trabalho. Surge então como forma de organizar parte do seu negócio a administração da produção.

Todo empreendedor sonha com um negócio de sucesso, faz diversos planos e aguarda ansiosamente os resultados, entretanto o caminho que leva ao sucesso é árduo e cheio de desafios, a desorganização pode fazer com que este caminho seja ainda mais complicado.

O QUE É A ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO?

veja sobre administração da produçãoAs atividades em uma empresa podem se dividir basicamente em 5 tipos: logística, gestão de pessoas, contábil, mercadológica e produção. Para qualquer ramo de negócio é possível identificar estas atividades. Este artigo está focado na atividade de produção, em especial para você que trabalha com doces e chocolates.

Primeiramente o que é administração? Podemos considerar que administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho de forma a alcançar os melhores resultados possíveis. Em outras palavras, administrar é um conjunto de atividades que buscam otimizar recursos com intuito de alcançar um objetivo.

Vale lembrar que a administração se desenvolveu muito ao longo do tempo e possui diversas vertentes com características distintas, este artigo não busca se aprofundar em uma vertente específica e sim proporcionar a você de maneira simples uma orientação para melhorar seu processo produtivo.

E produção, o que seria? A produção é o processo de transformação de determinados insumos em um bem de consumo ou serviço. Ou seja, para você que trabalha com chocolates, de forma simples a produção é o processo que transforma todos os seus ingredientes por meio do trabalho em bombons, trufas, bolos e doces.

Ligando estes dois conceitos fica fácil entendermos o que é a administração da produção: é um conjunto de atividades que buscam otimizar o processo produtivo, por meio de ações de planejamento, organização, liderança e controle.

Vamos entender melhor cada uma destas ações, que formam a administração da produção.

1 – Planejar

Antes de iniciarmos uma viagem sempre sabemos qual o destino, por isso antes de começarmos a produzir precisamos saber quais os objetivos a alcançar. Desta forma planejar é definir a maneira como serão feitas as tarefas necessárias, é olhar todo o processo de fora de forma a entender todo a questão. Para planejar a sua produção de chocolates e doces é importante que você conheça todo o processo produtivo mesmo que você não seja a pessoa que faça os doces.

2 – Organizar

Organizar a produção é definir os responsáveis por cada tarefa, os recursos que serão utilizados, é colocar em prática o que foi planejado. É designar responsabilidades para que seus funcionários saibam o que fazer e como fazer. Organizar é criar um ambiente propício para a alta produtividade com foco no que foi planejado.

3 – Liderar

Liderar é influenciar e motivar de forma positiva toda a equipe para que todos possam cumprir suas tarefas com competência. Você que possui seu próprio negócio de chocolates deve cuidar de seu ambiente de trabalho, deve ser o mediador para que as coisas funcionem.

Não existe lugar no mercado mais para o chefe, é hora de você ser um líder, é hora de você inspirar seus funcionários, mostrar que mesmo com sua posição acima na hierarquia todos na equipe possuem o mesmo valor e são importantes para o sucesso do seu negócio.

Existe um ditado que acredito ser de suma importância para o sucesso de seu empreendimento “O dono do boi é quem pega no chifre”. Talvez você trabalha sozinho e pretende continuar assim, não importa, se motive a cada dia e se dedique com paixão no que faz.

4 – Controlar

Controlar é verificar qual o resultado que você está obtendo na sua produção. É averiguar a qualidade e quantidade de seus produtos. Esta é uma atividade que deve ser baseada em dados e de forma crítica. No ramo de vendas de chocolate a qualidade é essencial, você deve sempre controlar os produtos que estão sendo produzidos ou vendidos com sua marca.

É importante entendermos que estas ações formam um ciclo e que todas elas se relacionam entre si. Para que você alcance resultados acima da média é importante que você se profissionalize e se esforce por alcançar práticas na produção que irão aumentar sua produtividade sem diminuir sua qualidade, par isto, é necessário planejar, organizar, liderar e controlar.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Tudo que foi dito acima, sobre a administração da produção, pode parecer distante da realidade de quem tem um pequeno negócio de vendas de chocolate, em especial para você que trabalha sozinho. Entretanto estas são ações podem contribuir com seu sucesso independentemente do tamanho da sua empresa, e caso você tenha o sonho de ampliar seu negócio você será de suma importância que estas práticas estejam impregnadas em você.

Para deixar mais claro como você pode colocar em prática a administração da produção vamos descrever como você pode utilizar a administração da produção no seu negócio de venda de doces e chocolates.

Vamos imaginar que você recebeu um grande pedido para um casamento, são diversos tipos de doces e bombons, você trabalha conta simplesmente com um ajudante e é você que conhece a maioria das receitas, o pedido foi realizado de forma urgente e você está muito apertado para conseguir realizar toda a produção.

Qual o primeiro passo? Não é pegar logo os ingredientes e ligar o fogão e sim utilizar sua experiência e planejar como serão realizadas as tarefas, de forma que você não perca tempo nem desperdice ingredientes.

Pense em todos os produtos a serem realizados, liste os ingredientes e as principais tarefas, veja quais produtos você precisa começar a fazer primeiro, os produtos com ingredientes ou técnicas parecidas que você poderá fazer ao mesmo tempo. Confira seu estoque e veja se possui tudo que precisa. Faça um roteiro de suas atividades baseado nesta análise que você fez. Pronto, você fez seu primeiro planejamento.

A partir daí é hora de definir quais serão suas atividades e quais serão as atividades de responsabilidade de seu ajudante. Deixe claro que algumas atividades serão de responsabilidade somente dele, passe tarefas que você sabe que ele poderá realizar com a qualidade necessária, além de colaborar na produção seu ajudante se sentirá valorizado pois perceberá que você realmente conta com ele.

Organize os ingredientes de forma que fiquem de fácil acesso, deixe ao seu alcance todos os utensílios necessários, isso faz com que você evite os imprevistos, e imprevistos nestas horas são bons só para gerar estresse. Você acaba de concluir a segunda etapa que é organizar sua produção.

Você sabe que seu tempo é curto e que não pode desanimar, talvez você precisará trabalhar durante um período de tempo muito maior do que você está acostumado e isto servirá também para seu ajudante. É hora de você liderar, é hora de pegar no chifre do boi, é como um barco em alto mar e você precisa ditar as regras.

Motive e inspire seu ajudante, mostre para ele que vocês são uma equipe que precisa alcançar um bom resultado e que ele também será recompensado por isso. Não é hora de você deixar ele trabalhando sozinho e ir para a academia! Isso é péssimo para sua imagem de líder, o dono do negócio deixando o trabalho de lado. Lidere e inspire nestes momentos.

Durante a produção dos doces e bombons você precisa verificar como está o andamento das tarefas, verificar a qualidade é importantíssimo. Veja o que pode ficar ainda melhor e tome as atitudes necessárias, confira tudo para que nada saia de sua loja com baixa qualidade. Neste momento é hora de avaliar se tudo foi realizado como planejado, o que deu certo e o que deu errado, aquilo que precisa ser diferente na próxima vez e o que foi um sucesso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cumprindo tudo isso você estará sim, colocando em prática a administração da produção!

Você ainda tem dificuldades para gerenciar seu negócio? Então dê uma olhada no curso Como Ganhar Dinheiro com Chocolates e apenda a começar e conduzir o seu negócio com boas práticas de gestão. São dicas e ensinamentos simples e práticos para você ter muito sucesso em seu negócio.

Não perca esta oportunidade! Clique aqui para conhecer o curso.

Não importa o tamanho de seu negócio, administre da melhor forma possível sua produção, isso irá gerar um ambiente de trabalho agradável e muito produtivo!

 

Recomendados Para Você:

Sobre o autor | Website

Eu sou Eduardo Daldegan, apaixonado por chocolates, doces e principalmente por vendas, quero ajudar você a ter sucesso em seu próprio negócio.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!