GESTÃO Eduardo Daldegan

5 Dicas para um confeiteiro superar os momentos difíceis

Todo empreendedor passa por momentos de dificuldade, isso não seria diferente com você. É possível enfrentar dúvidas, medos e até mesmo a desconfiança das pessoas que estão ao seu redor. O importante é ter forças para superar estes desafios.

Ao começar o seu próprio negócio de venda de doces e chocolates é importante ter consciência que nem todos os dias serão como você espera. Poderão surgir imprevistos ou até mesmo situações muito difíceis.

Os problemas podem ser de toda ordem, desde o pouco dinheiro disponível, a dificuldade em vender os primeiros produtos, a falta de bons ingredientes em sua região ou a dificuldade em aprender novas receitas.

É necessário estar cheio de determinação e confiança para superar estes desafios e ter sucesso como confeiteiro.

A autoconfiança será fundamental para superar até mesmo a desconfiança das pessoas que estão mais próximas de você.

Neste artigo você vai conferir dicas importantes para superar os momentos difíceis e dar passos concretos rumo a um negócio de sucesso.

Dicas para superar os momentos difíceis:

1 – Mantenha-se motivado para alcançar seu objetivo:

dicas para vencer os momentos difíceisA primeira dica para superar os momentos difíceis é manter-se motivado com seu objetivo final. Quando os momentos difíceis chegarem lembre-se que o resultado final é muito maior que as dificuldades de agora.

Para isso é necessário ter claro um objetivo. Você poderá ter como objetivo se tornar um grande confeiteiro, viver somente da renda que você consegue com seus doces, abrir uma doceria ou qualquer outro objetivo grande o bastante para te motivar.

Lembrar-se do seu objetivo final irá te dar forças para superar qualquer tipo de obstáculos. Lembre-se que eles sempre existirão e que superar cada desafio fará de sua trajetória até o objetivo final ainda mais marcante.

2 – Seja flexível para lidar com os imprevistos:

A segunda dica é ter flexibilidade para lidar com os imprevistos do dia a dia. Imprevistos sempre podem acontecer, eles podem ser bons ou ruins, tudo depende da forma como você encara cada um deles.

Não fique correndo atrás de grandes explicações para os imprevistos ou então os utilizando como desculpa para não cumprir seus compromissos. Tenha flexibilidade para encarar estes imprevistos e encontrar soluções práticas para continuar a fazer o que você precisa.

Um bom empreendedor olha para os imprevistos como novas oportunidades e não como apenas problemas. Utilize a criatividade para tirar dos imprevistos coisas boas e não fique preso somente ao lado negativo dos imprevistos.

3 – Aprenda a filtrar as críticas que chegam até você:

Para superar os momentos difíceis é necessário aprender a filtrar tudo o que você ouve.

Você irá ouvir diversos conselhos e críticas e é impossível atender a todas elas. Por isso, você deverá filtrar o que realmente é bom para você. Muitas críticas podem não ser construtivas, mas muitas podem ser úteis para corrigir problemas que você tem encontrado em seu negócio.

Aprenda a selecionar o que é bom e deixar de lado o que é ruim e negativo para você.

Também é importante estar aberto e acolher as críticas que realmente são importantes. Reconhecer que estamos errados às vezes é muito difícil, mas é necessário.

4 – Foque nas soluções e não nos problemas:

Os momentos difíceis são agravados pois a maioria das pessoas ficam focadas no problema e não nas soluções.

Acabam perdendo muito tempo pensando no problema e ruminando o quanto tudo está tão difícil. Procuram culpados a todo instante e justificativas para se eximirem de qualquer culpa.

Esta postura é prejudicial e irá impedir que um confeiteiro seja melhor e progrida em sua profissão e em seu negócio.

Ao se deparar com um problema ou dificuldade não fique preso somente ao lado negativo. Reaja rápido e busque soluções para o problema. O desânimo surge ao ficar ruminando o problema, quanto mais rápido você reagir menos você sofrerá com as dificuldades.

5 – Não seja irredutível e aprenda a reconhecer a hora de parar:

Outra característica importante para superar momentos difíceis é saber o momento de parar ou mudar de direção.

Ser perseverante é muito diferente de ser cabeça dura. Por isso, é importante olhar para as situações com clareza e perceber se não é hora de dar alguns passos para trás para depois continuar caminhando para frente.

Ser irredutível poderá fazer com que você persiga sempre o caminho mais difícil. Às vezes isso não é necessário. Por isso, mantenha os olhos abertos e saiba reconhecer se mudar direção não é a melhor opção.

FINALIZANDO

Estou certo de que estas dicas irão te auxiliar a passar por momentos difíceis com mais tranquilidade. Os momentos difíceis serão importantes para você amadurecer como profissional e tornar você cada vez mais forte. Não olhe para estes momentos apenas como situações negativas, mas use estes momentos como degraus para subir cada vez mais alto.

Veja mais uma vez as dicas que você aprendeu neste artigo:

  • Mantenha-se motivado para alcançar seu objetivo;
  • Seja flexível para lidar com os imprevistos;
  • Aprenda a filtrar as críticas que chegam até você;
  • Foque nas soluções e não nos problemas;
  • Não seja irredutível e aprenda a reconhecer a hora de parar.

Se valeu a pena ter lido este artigo, dê uma mãozinha, compartilhe com seus amigos é só clicar na sua rede social preferida aí embaixo.

Dê sua opinião nos comentários.

Forte abraço e sucesso!

Recomendados Para Você:

Sobre o autor | Website

Eu sou Eduardo Daldegan, apaixonado por chocolates, doces e principalmente por vendas, quero ajudar você a ter sucesso em seu próprio negócio.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!